Geografia do setor hidrelétrico e contradições socioambientais com a 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49669

Palavras-chave:

Setor hidrelétrico, Zoneamento, Contradições socioambientais

Resumo

No estado de Rondônia, no Norte do Brasil, observa-se um notável aumento na utilização da hidroeletricidade, especialmente a partir de 2012, com a construção de grandes Usinas Hidrelétricas (UHEs). Há uma ascensão no aproveitamento hidrelétrico por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), o que gera possíveis contradições socioambientais no que se entende em alteração de limites em zonas institucionais (destinadas às áreas de Proteção Ambiental). O artigo tem como objetivo analisar o setor hidrelétrico em Rondônia, buscando identificar contradições socioambientais com base no conceito de território de Rafesttin (1993). A análise espacial envolve sobreposição do setor hidrelétrico ao Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Rondônia (ZSEE/RO), um instrumento ordenador do uso do território. A metodologia utiliza dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobrepostos ao zoneamento, destacando possíveis contradições nas áreas destinadas a uso social e econômico restrito e áreas institucionais. A instalação de usinas, especialmente na zona dois (2), contraria o zoneamento que desencoraja ocupação nessas áreas. Grandes empreendimentos hidrelétricos podem impulsionar setores como o agronegócio, exercendo pressão sobre áreas institucionais, como Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas (Tis). A conclusão ressalta a importância da análise espacial para o planejamento e gestão pública, considerando as implicações socioambientais da expansão do setor hidrelétrico em zonas institucionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Rabelo Brunoro, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Planejamento Ambiental (GEOPLAM). Tem experiência como professor de Geografia Geral no curso gratuito preparatório para vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no projeto VEMPRAUNIR. Foi bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e como pesquisador técnico do projeto: Repensando Barragens - Soluções Inovadoras para criar comunidades sustentáveis (INFEWS) Michigan State University (MSU). Atua na linha de pesquisa de Políticas Territoriais com ênfase nas contradições socioambientais ocasionadas pela construção de aproveitamentos hidrelétricos na Amazônia.

Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua no Departamento de Geografia e nos Programas de Pós-Graduação em Geógrafa (PPGG/UNIR) e no Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR). Possui especialidade em Gestão Ambiental, Mestrado em Geografia pela UNIR e Doutorado em Geografia pela UFPR. Lidera o Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), com atuação nas áreas de Planejamento e Gestão do Território e Meio Ambiente - com ênfase em conflitos socioambientais, unidades de conservação, desmatamento, mudança no uso e cobertura da terra, impactos ocasionados pela implantação de grandes obras de infraestrutura (hidrelétricas, rodovias e hidrovias) e Crimes Ambientais. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (2014-2018), obtendo a aprovação do primeiro doutorado em Geografia da região norte em sua gestão. Atualmente é Diretora de Pós-Graduação pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR.

Referências

- Agência Nacional de Águas – ANA, 2023.

- Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, 2023.

- ARANHA SILVA, Edima et al. Usinas Hidrelétricas e os Impactos Socioambientais: Caso Reassentamento Porto João André – Brasilândia/MS. In: IV Congresso Brasileiro de Geógrafos. 2004. Disponível em: www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo2/E2_205.htm. Acesso em 14 de agosto de 2019.

- BECK, Ulrich. A reinvenção da política- Rumo a uma teoria da modernização reflexiva, 2010.

- BENTES, Rosineide. Um novo estilo de ocupação econômica da Amazônia: histórico social e econômica e temas especiais. 2 ed. Belém, CEJUP. 1992.

- BORTOLETO, Elaine Mundim. A Implantação de Grandes Hidrelétricas: desenvolvimento, discurso e impactos. In: Geografares, Vitória, n 2. jun. 2001. http://www.ufes.br/-geoufes/download%5Cimplantacao%20.pdf. Acesso em 18 de agosto de 2020. DOI: https://doi.org/10.7147/GEO2.1140

- BRASIL Brasil'92: Perfil Ambiental e Estratégias. Governo de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo: 1992ª.

- BRASIL SUDAM/PNUD. Manual de Diretrizes Ambientais para Investidores e Analistas de Projetos na Amazônia. Belém: SUDAM. 1994.

- CATAIA, M. Transição energética no Brasil: energopoder e novos usos do território. Semana PET Geografia UFU, 2. Palestra "Território e Energia no Brasil". Uberlândia: UFU/PET Geografia, 2018.

- CATAIA, M.; SILVA, S. C. Grandes Obras Hidráulicas no Brasil: novo front de modernização na fronteira amazônica. III Simpósio Internacional de la Historia de la Electrificación. Anais […]. Cidade do México: Geocrítica, 2015.

- CAVALCANTE, Maria Madalena de Aguiar. Hidrelétricas do Rio Madeira - RO: território, tecnificação e meio ambiente. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Paraná – UFPR. Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG. Curitiba, 2012.

_________. Hidrelétricas do Rio Madeira - RO: território, tecnificação e meio ambiente. 2012. 161 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba – PR.

_________. Hidrelétricas na Amazônia e impactos ambientais: Avanços e perspectiva na gestão Ambiental. In________. Gestão ambiental desafios e possibilidades. 1 ed. Curitiba: CRV 2014. cap. 2. p. 35-54.

- COSTA, Gean Magalhães da. HIDRELÉTRICAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: Reflexões sobre as UCs na área do entorno das usinas de Jirau e Santo Antônio/Porto Velho/ RO no Rio Madeira. Monografia (graduação) – Universidade Federal de Rondônia – Departamento de Geografia UNIR. Porto Velho, 2016.

- COSTA. Reinaldo Corrêa, Hidroelétricas de grande escala em ecossistemas: Volta Grande do a Xingu. In: Encontro amazónicos: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e São Paulo: 2015. Disponivel Sociedade. em: http:/www.anppas.org.br/gt/energia/pdf. Acesso em setembro de 2023.

- COSTA, G. M.; PIMENTEL, H. V. C.; CAVALCANTE, M. M. A. Implicações da implantação de usinas hidrelétricas e unidades de conservação na bacia hidrográfica do rio amazonas. Revista Equador. v. 9, n. 3. p. 233-251, 2020. DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10423

- COSTA. Reinaldo Corrêa, Hidroelétricas de grande escala em ecossistemas Volta Grande do a Xingu. In: Encontro amazónicos: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e São Paulo: 2002.

- DAMS. Disponível em: http://dams-info.org/pt/dams/view/rondon2/ Acesso em 09 de jun. de 2018

- ELETROBRAS. Manual de Estudos de Efeitos Ambientais dos Sistemas Elétricos. 2ed. Eletrobrás. Departamento de Engenharia e Meio Ambiente. Rio de 2002. www.eletrobras.gov.br/ManualEstudosEfeitosAmbientais.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2019.

- FEARNSIDE, P. M. A Hidrelétrica de Samuel: Lições pra as políticas de Desenvolvimento Energético e Ambiental na Amazônia. Manaus. INPA, 2004.

- JATOBA, Sérgio Ulisses e CIDADE, Lúcia Cony Faria. Gestão do Território e Conflitos Socioambientais na Represa de Tucuruí na Amazonia Brasileira. In: I Encontro Ciências Sociais e Barragens. Rio de Janeiro: 2005.

- PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA. Rondônia: SEMA, 2014. Disponível em: http://www.semarh.ro.gov.br/public/upload/plano-estadual-de-recursos-hidricos-de-rondonia.pdf. Acesso em: 09 mai. 2023.

- RAFFESTIN, C. Por Uma Geografia do Poder. Trad: Maria Cecília França. 1ed. São Paulo: ATICA. 1993. 268 p.

- RODRIGUES, E. B. Território e soberania na globalização: Amazônia, um jardim de águas sedento. São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020. 404 p.

- RONDÔNIA, Zoneamento Socioeconômico Ecológico. PLANAFLORO. Porto Velho, 2000.

__________. RONDÔNIA, 1ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. PLANAFLORO. Porto Velho, 2001.

__________. Decreto lei nº 1.144, de 12 de Dezembro de 2002. Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza de Rondônia - SEUC/RO e dá outras providências. Disponível em: <http://goo.gl/Lf0MBm>. Acesso em: Acesso em: 21.12.2023.

- SANTOS, F. D., BARBOSA, R. S. Contradições da política ambiental e o processo de encurralamento/expropriação das populações locais no norte de Minas. Revista Desenvolvimento Social, Montes Claros, n. 3. 2009.

- SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 1979.

- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, 2019.

- SEVA FILHO, A.O.; GARZON, L.F.N.; NOBREGA, R. S. Rios de Rondônia: jazidas de megawatts e passivo social e ambiental. In: BORRERO, A. M. V.; MIGUEL, V. V. R. (Org.). Horizontes Amazônicos: Economia e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011, v. p. 51-65.

- SEVÁ FILHO, A. O. "Estranhas catedrais. Notas sobre o capital hidrelétrico, a natureza e a sociedade". Ciência e Cultura, v. 60, p. 44-50, 2008.

- TEIXEIRA, M. G. et al Análise dos relatórios de impactos ambientais de grandes hidrelétricas no Brasil. In: Previsão de Impactos: o Estudo de Impacto Ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. Aziz Nacib Ab'Saber & Clarita Muller-Plateberg (orgs) 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998.

- VAINER, C.B; ARAÚJO, F.G. Grandes Projetos Hidrelétricos e Desenvolvimento Regional. Rio de Janeiro: CEDI, 1992.

- VECCHIA, Rodnei. ENERGIA DAS ÁGUAS: paradoxos e paradigmas. São Paulo: Manole, 2014.

Downloads

Publicado

27-03-2024

Como Citar

Rabelo Brunoro, G., & de Aguiar Cavalcante, M. M. (2024). Geografia do setor hidrelétrico e contradições socioambientais com a 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do estado de Rondônia. Geographia Opportuno Tempore, 10(1). https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49669