https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/issue/feedGeographia Opportuno Tempore2023-05-03T14:58:25-03:00Nilson Cesar Fragarevista.opportuno.tempore@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista <strong>Geographia Opportuno Tempore</strong> é um periódico científico, com publicações <strong>anuais</strong>, disponível exclusivamente em ambiente digital e mantida pelo Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC e pelo Laboratório de Pesquisas em Geografia Física - LAPEGE, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. A Revista <strong>Geographia Opportuno Tempore </strong>recebe contribuição de diversos cientistas do Brasil e do exterior e tem como princípio a publicação de trabalhos de pesquisas inéditos na forma de artigos científicos relacionados, principalmente, as temáticas de investigação dos Laboratórios, ou seja: Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito, em todas as suas vertentes.</p>https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47425Diferentes rochas moídas no processo de compostagem em Unaí/MG: fertilizante orgânico e autonomia agrícola2023-04-14T10:54:19-03:00Pedro Höfigpedro.hofig@ah.agr.brÉder de Souza Martinseder.martins@embrapa.brElvio Giassongiasson@ufrgs.brBernardo Santos Arantesbernardo@agrolibertas.com.br<p>Já se tem o conhecimento de que não é possível garantir a segurança alimentar para a população apenas com o uso de fertilizantes sintéticos e solúveis em água. Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo e o produto final da compostagem conjunta de resíduos orgânicos com rochas moídas como remineralizadores, tendo avaliado o uso de calcixisto, mica xisto e fonolito. Os demais componentes utilizados para a produção do composto foram cama de bovino, silagem, casca de café e gesso agrícola. Ocorreu uma compostagem eficiente em todos tratamentos, demonstrado pela caracterização da fase termofílica, pela ausência de coliformes totais e pela de germinação de plantas espontâneas. O tratamento com mica xisto produziu o composto no qual ocorreu a menor diminuição relativa de potássio entre as matérias primas originais e o produto final, o que, geralmente, caracteriza uma melhor relação entre custo e benefício.</p>2023-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Pedro Höfig, Éder de Souza Martins, Elvio Giasson, Bernardo Santos Aranteshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47221Análise das tendêndias pluviométricas em Maringá e Campo Mourão-PR2023-04-14T10:54:13-03:00Lucas Eduardo Fonseca Szapaklucaseszapak@gmail.comMaria Cleide Baldomcbaldo@utfpr.edu.brLeandro Zandonadilzandonadi@uem.br<p>A identificação de tendências climáticas ganhou notoriedade e passou a ser muito utilizada nos últimos tempos. Conhecer melhor a dinâmica climática para um determinado local é uma maneira de preparar a sociedade para possíveis eventos extremos. Os locais escolhidos foram Maringá e Campo Mourão devido à importância econômica das atividades agrícolas<strong>.</strong> Os dados diários de precipitação, do período de 1976 a 2019, foram obtidos do Instituto das Águas do Paraná-SIH. O objetivo foi verificar a existência de tendências nas séries anuais e mensais da precipitação máxima, da precipitação total e do número de dias com chuva, através do teste de Mann-Kendall. Foi identificada tendências negativas na precipitação máxima anual em Campo Mourão. Quanto ao número de dias com chuva para cada mês, observou-se tendência negativa apenas em Maringá, no mês de setembro.</p>2023-04-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lucas Eduardo Fonseca Szapak, Maria Cleide Baldo, Leandro Zandonadihttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/46782Comportamento físico-hídrico de uma topossequência de solos formados da alteração do arenito da Formação Adamantina na bacia hidrográfica do Rio Pirapó, Paraná, Brasil2023-04-14T10:54:17-03:00Marcos Cardoso Cruz dos Santoscarrinhomarcos@gmail.comGustavo Henrique Andrade da Cruzgusttavohnq@gmail.comHélio Silveirahesilveira70@hotmail.com<p>Avaliar o comportamento físico-hídrico do solo é de suma importância para o direcionamento de práticas conservacionistas, principalmente quando realizadas em solos naturalmente vulneráveis a processos erosivos, associados a formações areníticas, e com intensas práticas de manejo. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar a variação vertical e lateral dos atributos físicos e hídricos dos solos ao longo de uma topossequência na cabeceira de drenagem denominada Água Suíça, localizada no município de Munhoz de Melo-PR, e a sua relação com os fenômenos erosivos. Para a realização do estudo, foram analisados os principais horizontes dos solos encontrados ao longo da vertente, com a coleta de amostras para a determinação de parâmetros físicos (estabilidade de agregados, densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e porosidade total) e hídrico (condutividade hidráulica saturada). Os resultados indicaram que o manejo, acompanhado das características naturais dos solos, possibilitaram que em profundidade houvesse maior adensamento, levando, por consequência, à diminuição da porosidade e da condutividade hidráulica saturada. Esse comportamento permitiu que a permeabilidade em superfície fosse maior, encontrando uma barreira em profundidade e viabilizando formação de fluxos laterais suspensos no topo dos horizontes menos permeáveis, principalmente nas coberturas argissólicas da média-alta vertente e planossólicas, aumentando a suscetibilidade de processos erosivos dos horizontes superficiais e promovendo o carregamento e deposição de partículas de solo da montante para a jusante.</p>2023-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marcos Cardoso Cruz dos Santos, Gustavo Henrique Andrade da Cruz, Hélio Silveirahttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47326O uso de sequência didática na formação inicial do professor de Geografia frente à educação inclusiva2023-04-14T10:54:23-03:00Ricardo Lopes Fonsecaricardolopesfonseca@hotmail.com<p>Muitos obstáculos têm-se mostrado presentes na construção do ideal de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), notadamente no ensino de Geografia. Essa situação tem provocado muitos debates, envolvendo, não apenas as instituições escolares, mas também muitos setores da própria sociedade. Diante das dificuldades apresentadas, esse estudo foi desenvolvido visando a uma reflexão intermitente acerca do processo de inclusão de alunos com NEE no ensino de Geografia, objetivando, especialmente, definir a importância da Sequência Didática como sendo um mecanismo de avaliação preliminar na preparação inicial do professor de Geografia especialmente direcionada à Educação Inclusiva. Tendo como referência as informações adquiridas com a análise dos resultados alcançados, possibilitou-se observar que com a adoção das práticas realizadas em grupo, com a participação efetiva do professor no processo de mediação pedagógica durante as fases de construção dos instrumentos de apreciação, destacou-se a preparação na formação inicial do professor de Geografia prioritariamente dirigida à Educação Inclusiva.</p>2023-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ricardo Lopes Fonsecahttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47187Transformações sociais, experiências e vivências 2023-05-03T14:58:25-03:00Úrsula Tostes da Silvaursulamesmo@yahoo.com.brMarcos Clair Bovomcbovo69@gmail.com<p>O papel da mulher na sociedade brasileira alterou-se significativamente a partir da segunda metade do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, sendo que o mesmo foi influenciado pelos movimentos feministas, pelas transformações econômicas, sociais e culturais. Tais transformações possibilitaram as mulheres o acesso à educação, o direito de optar por ter filhos ou não, à carreira profissional, etc. Os resultados indicam que os movimentos feministas deram à mulher novas possibilidades, como possuir direitos civis, políticos e ter direito de escolhas, porém ainda há muito o que se possa fazer para assumir de maneira plena os lugares no trabalho, em casa e na sociedade efetivamente, de modo que não sejam mais submissas aos homens e sejam donas de seus corpos. Diante disso, o artigo objetiva analisar as transformações sociais, experiências e vivências dos diferentes lugares ocupados pela(s) mulher(es) nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. O aporte metodológico consiste em entrevistas com doze mulheres por meio de um roteiro de questões semiestruturadas, levando em consideração os aspectos relacionados à profissão, à etnia, à família, os papéis desempenhados dentro e fora de casa e o nível educacional.</p>2023-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Úrsula Tostes da Silva, Marcos Clair Bovohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47580A importância do babaçu para o Coletivo Pykahu-Parintintin da Terra Indígena Ipixuna-Amazonas2023-03-30T10:31:30-03:00Adnilson de Almeida Silvaadnilsonn@gmail.comEderson Lauri Leandroedersonlauri@unir.brNeide Faccinneidefaccin@yahoo.com.brEldissandra Toscano de Souza Parintintinsandratoscano13@gmail.comLuís Carlos Marettolcmaretto@gmail.com<p>O artigo é resultado de um trabalho desenvolvido como parte de um Diagnóstico Etnoambiental Participativo realizado junto ao povo indígena Pykahu-Parintintin, na Terra Indígena Ipixuna, a qual encontra-se localizada no sul do estado do Amazonas. Para além da revisão bibliográfica, na metodologia de trabalho foram selecionadas 20 parcelas individuais com área de 10x250m, distantes aproximadamente 1.500m uma das outras, respectivamente nas localidades de Urumutum e Aldeia Canavial. Os resultados do diagnóstico — dividido entre várias temáticas de estudo (socioeconomia, etnohistória, fauna, flora, dentre outras) revelaram que o babaçu é uma das espécies florísticas que mais se destacou importante fonte alimentícia, além de ser relevante do ponto de vista ecológico, medicinal cultural e espiritual para o mencionado povo indígena.</p>2023-04-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Adnilson de Almeida Silva, Ederson Lauri Leandro, Neide Faccin, Eldissandra Toscano de Souza Parintintin, Luís Carlos Marettohttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/47488Reflexões sobre a geopolítica do conhecimento2023-04-14T10:54:24-03:00Pamela Cichoskipamelatraducao@gmail.comMarlize Rubin-Oliveiramarlize.rubin@gmail.com<p>O capítulo de livro intitulado <strong><em>“¿Conocimiento para qué? ¿Conocimiento para quién? Reflexiones sobre la universidad y la geopolítica de los saberes hegemónicos”</em></strong>, de Edgardo Lander, compõe o livro “Des/descolonizar la universidad”, organizado pela professora Zulma Palermo e publicado pela Editorial Del Siglo em 2015. Contém, ainda mais cinco textos, de diferentes autores vinculados a discussão sobre o pensamento latino-americano e reflexões sobre a crise da modernidade, os desdobramentos da globalização sobre as sociedades e os caminhos para a formação de uma universidade pluriversal.</p>2023-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Pamela Cichoski, Marlize Rubim-Oliveira