O ensino de Geografia pela perspectiva de alunos da rede básica de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.49133

Palavras-chave:

Ciência Geográfica; Rede Básica de Ensino; Perspectiva de Alunos; Rio Branco Acre.

Resumo

O espaço geográfico caminha em constante transformação e nos últimos tempos encontra-se mergulhado em um complexo globalizado e dinâmico imbróglio, exigindo maior compreensão de suas relações sociogeográficas. A disciplina de Geografia entra como ferramenta importante, tanto para analisar essa dinâmica, como para desenvolver no sujeito seu senso crítico e reflexivo. Ao meditar sobre sua realidade ele também poderá identificar as dicotomias deste processo fazendo relação entre o local e o global. O objetivo deste artigo foi identificar o interesse de alunos da rede básica de ensino de Rio Branco Acre pela ciência geográfica. Como método, adotamos a Dialética para análise da realidade escolar e seu contexto social. Quanto a técnica foi aplicada um questionário em sala de aula e realizado uma pesquisa documental. Esta pesquisa revelou boa disposição e interesse dos alunos pela ciência geográfica; não possuem grandes problemas quanto ao seu aprendizado e gostam da forma como os professores abordam os conteúdos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama de Rio Branco. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/rio-branco/panorama. Acesso em outubro de 2023.

KONDER, Leandro. O que é dialética: coleção primeiros passos São Paulo: 2004.

PEREIRA, Robson da Silva. Geografia- a reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, 2012.

ROCHA, Genylton O. da. Ensino de Geografia e a Formação do Geógrafo-Educador. Terra Livre, AGB. São Paulo, nº. 11-12, p. 177-188. Ago 92/93, 1993.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Como Citar

Souza Silva, M. L., & Barros Pereira, P. C. (2023). O ensino de Geografia pela perspectiva de alunos da rede básica de ensino. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e49133. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.49133