O ensino de Geografia pela perspectiva de alunos da rede básica de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.49133Palabras clave:
Ciência Geográfica; Rede Básica de Ensino; Perspectiva de Alunos; Rio Branco Acre.Resumen
El espacio geográfico se encuentra en constante transformación y en los últimos tiempos se encuentra inmerso en un complejo globalizado y dinámico embrollo, que requiere una mayor comprensión de sus relaciones socio-geográficas. La disciplina de la Geografía es una herramienta importante, tanto para analizar esta dinámica como para desarrollar el sentido crítico y reflexivo de la asignatura. Al meditar sobre su realidad, también podrá identificar las dicotomías de este proceso, estableciendo una relación entre lo local y lo global. El objetivo de este artículo fue identificar el interés de los estudiantes en el sistema de educación básica de Rio Branco Acre por la ciencia geográfica. Como método, adoptamos la Dialéctica para analizar la realidad escolar y su contexto social. En cuanto a la técnica, se aplicó un cuestionario en el aula y se realizó una investigación documental. Esta investigación reveló una buena disposición e interés de los estudiantes por las ciencias geográficas; no tienen mayores problemas con su aprendizaje y les gusta la forma en que sus profesores abordan el contenido.
Descargas
Citas
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama de Rio Branco. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/rio-branco/panorama. Acesso em outubro de 2023.
KONDER, Leandro. O que é dialética: coleção primeiros passos São Paulo: 2004.
PEREIRA, Robson da Silva. Geografia- a reflexão e a prática no ensino. São Paulo: Blucher, 2012.
ROCHA, Genylton O. da. Ensino de Geografia e a Formação do Geógrafo-Educador. Terra Livre, AGB. São Paulo, nº. 11-12, p. 177-188. Ago 92/93, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Liziane Souza Silva, Paulo Cesar Barros Pereira; Isabela Silva Barros Pereira, Suzanna Dourado da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado