Educação Sociocultural na região do Contestado: um estudo de caso a partir dos acampamentos caboclos em Timbó Grande, SC
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.51397Palavras-chave:
acampamento caboclo, Contestado, CulturaResumo
Esse trabalho tem como objetivo debater o uso de mecanismos de resgate da cultura local do Contestado para o desenvolvimento da educação. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica com viés exploratório, abordará o Acampamento Caboclo e sua programação cultural para o desenvolvimento de uma educação de qualidade dentro das terras do Contestado. É notório que os eventos culturais têm o intuito de promover, divulgar e introduzir, diretamente ou indiretamente na vida das pessoas, as práticas e costumes em que a cultura cabocla está presente. Todavia, ainda há muito preconceito com relação à promoção destes valores, o que pode ser corolário do passado, por vergonha e por medo. Por isso, o Acampamento Caboclo, que neste texto queremos apresentar, desde 2017, tem sido um espaço de fomento e promoção da cultura cabocla do Contestado e, por meio dele, visa-se desenvolver um olhar para que os educadores possam perceber a importância do resgate histórico-cultural no intento de promover uma visão mais engajada, transformada e comprometida com a realidade local onde vivem.
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