O lugar, a história e a memória: Vila Murtinho, um lugar sem lugaridade

Autores

  • Maiza Soares da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR https://orcid.org/0009-0002-2350-8491
  • Josué da Costa Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49878

Palavras-chave:

Lugar, Lugaridade, Memória, Vila Murtinho

Resumo

O artigo aborda a história da Vila Murtinho, uma comunidade que surgiu durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), destacando sua importância no contexto do Ciclo da Borracha e sua posterior decadência após a desativação da ferrovia. Utilizando conceitos como lugar e lugaridade, o texto reflete sobre a relação entre os habitantes e o ambiente, destacando a necessidade de preservação não apenas dos aspectos materiais, mas também das memórias e experiências ligadas ao local. Tuan e Relph fornecem perspectivas sobre a experiência espacial e a relação das pessoas com o lugar, enfatizando a importância dos vínculos emocionais e subjetivos. A não-lugaridade é discutida como uma falta de conexão emocional ou cultural com um espaço específico e, neste artigo, debatemos a resiliência de Vila Murtinho como lugar, apesar de sua não-lugaridade aparente, destacando as memórias e experiências humanas profundas que continuam a ecoar na paisagem. Assim, a história e o abandono da estrada de ferro não apenas evidenciam a interação complexa entre espaço, lugar e geograficidade, mas também destacam a resiliência de Vila Murtinho como lugar, cuja identidade e significado continuam a ser moldados pelas experiências humanas e pela relação profunda com o ambiente em que vivem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josué da Costa Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Josué da Costa Silva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2018). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do G.E.P. Modos de vidas e Culturas Amazônicas-GepCultura que tem como ênfase de estudos e temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Povos amazônicos cultura e território; Populações Ribeirinhas e Populações Tradicionais, Geografia Regional, Território e Cultura, Território e Conflito, Espaço e Representação, festas e festejos populares, geografia e literatura, geografia e música, representações artísticas populares, espaço e representações míticas, ensino de geografia, hiperculturalidades, Cultura e globalização, representações culturais e estruturas midiáticas, modos de vidas de populações tradicionais, originárias, Populações Amazônicas, Sociedades Rurais. Estudos das territorialidades negras, religiões de matrizes africanas, catolicismo afro-brasileiros, ancestralidades, epistemes culturais latino-americanas, relações diferenciaras com a natureza através do bem viver e Ubuntu. Fortalecimento dos saberes e promoção da formação política para povos originários. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GEPCultura). Participa ainda como sócio da Rede Núcleo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Representações-NEER. Editor Gerente e fundador da Revista Presença Geográfica-RPGeo. 

Referências

ALBUQUERQUE, Hebert Lins de. SILVA, Josué da Costa. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Nova Mamoré: sentimentos territoriais em face à globalização. Porto Velho, 2014. DOI: https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20356

ALENCAR, Carolina Pena de. Trilhando memórias: reflexões acerca das identidades dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, 2012.

FERREIRA, Manoel Rodrigues. Ferrovia do Diabo. São Paulo: Melhoramentos, 2005. 400 p.

GOMES, Emmanoel. História e Geografia de Rondônia. Gráfica Expressa. Vilhena, 2012.

HARRISON, Alexandre Thomaz. As Rugas da Cidade: Um estudo sobre fenômeno de envelhecimento espacial em Guajará-Mirim/RO – Século XX. Porto Velho – RO, 2009.

HOLZER, W. A Geografia humanista: uma revisão. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, Edição Comemorativa, p. 137-147, 2008. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/6142/4414. Acesso em: 08 fev. 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2019. Biblioteca IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=442442>Acesso em 17 mai 2019, às 17h50.

Instituto Marlin Azul. Aquele Apito do trem, Sâmia Dias da Silva. (7min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n4_TQLHOxCo>. Acessado em 10 out 2018, às 12h40.

MARANDOLA JR, Eduardo. Lugar e Lugaridade. Fortaleza/CE. Mercator, 2020.

MUSARRA, Fabíola. Pelos trilhos da Madeira-Mamoré, 2010. Disponível em: <https://www.revistaplaneta.com.br/pelos-trilhos-da-madeira-mamore/>; Acessado em 20 nov 2018, às 18h.

RELPH, E. Place and placelessness. London: Pilon, 1976.

RELPH, E. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de lugar. In: MARANDOLA JR, E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (org.) Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 17-32.

SILVA, Amizael Gomes da. No Rastro dos Pioneiros, Um pouco da história rondoniana. Porto Velho, SEDUC, 1984.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a Perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 143-164.

TUAN, Yi-Fu. The good life. [s.l] University of Wisconsin Press, 2003

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

Soares da Silva, M., & da Costa Silva, J. (2024). O lugar, a história e a memória: Vila Murtinho, um lugar sem lugaridade. Geographia Opportuno Tempore, 10(1). https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49878