PROFESSORA DA FLORESTA: relatos dos desafios vivido por uma docente nos confins da Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.45069

Palavras-chave:

trajetória, professor, memórias.

Resumo

Este artigo traz os relatos das experiências vividas por uma professora do município de Mâncio Lima, no estado do Acre, durante os primeiros anos de sua carreira docente, ainda na década de 1970. As dificuldades e os inúmeros desafios enfrentados naquela região de difícil acesso não a fez desistir de seu principal oficio, à docência. A Sra. Maria de Lourdes demonstra de forma alegre e positiva tudo o que passou e revela que na verdade todo processo vivido foi muito proveitosos porque fazia com amor. Ela teve que ser forte em muitos momentos pois não havia os recursos e instrumentos básicos para o ensino em sala de aula foram dias difíceis e pesar de todos os desafios enfrentados ela nunca olhou pela perspectiva negativa, mas sempre com satisfação em ser professora, em realizar o propósito da docência, isso foi sempre o que a moveu. Para este artigo adotamos o método fenomenológico que privilegia a empatia, as percepções, as subjetividades, as emoções e as afetividades dos sujeitos pesquisados. Como técnica adotamos como principal a fonte oral pois tem se mostrado através dos séculos como a maior fonte humana de conservação e difusão do saber.

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Biografia do Autor

Maria Liziane souza silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2021); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2018); Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019); Especialista em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental pela UNINORTE - ACRE (2013); Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2021); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2012); Experiência como professora substituta EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC (2020-2021); Experiência em estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas do universo amazônico: nordestinos; trajetórias migrantes; látex; mulheres indígenas; extermínio; empoderamento; gestão ambiental; problemas ambientais.

Paulo Cesar Barros Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutorando pelo Programa de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEOG - Universidade Federal do Amazonas / UFAM - 2021 - 2024. - Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGG - Fundação Universidade Federal de Rondônia / UNIR/RO - 2020; - Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade META - FAMETA 2015; - Pesquisador do Grupo de Pesquisa Dabukuri - Laboratório de Planejamento e Gestão do

Territorio; - Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas - GENTEH/PPGG - CNPq/CAPES - Fundação Universidade Federal de Rondônia; - Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vidas e Populações Amazônicas - GEPCULTURA/PPGG - CNPq/CAPES - Fundação Universidade Federal de Rondônia; - ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3706-1013; - Gestor e Coordenador do Departamento e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - FUNTAC. Desde 01/04/2017 até o momento; - Suporte Técnico da Informação há mais de 21(vinte e um) anos; - Trabalha e é concursado (efetivo) da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre desde 1994; - Experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação; - Suporte e Consultoria na Instalação de Servidores AD Server 2008, Banco de Dados e Redes de Computadores; - Especialista em Distribuição e Fusão de Fibra Ótica; - Projetos de Redes e Suporte Técnico em Redes de Computadores e Manutenção em Computadores.

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

souza silva, M. L., & Barros Pereira, P. C. (2021). PROFESSORA DA FLORESTA: relatos dos desafios vivido por uma docente nos confins da Amazônia brasileira. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 126–139. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.45069

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