PROFESSORA DA FLORESTA: relatos dos desafios vivido por uma docente nos confins da Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.45069Palavras-chave:
trajetória, professor, memórias.Resumo
Este artigo traz os relatos das experiências vividas por uma professora do município de Mâncio Lima, no estado do Acre, durante os primeiros anos de sua carreira docente, ainda na década de 1970. As dificuldades e os inúmeros desafios enfrentados naquela região de difícil acesso não a fez desistir de seu principal oficio, à docência. A Sra. Maria de Lourdes demonstra de forma alegre e positiva tudo o que passou e revela que na verdade todo processo vivido foi muito proveitosos porque fazia com amor. Ela teve que ser forte em muitos momentos pois não havia os recursos e instrumentos básicos para o ensino em sala de aula foram dias difíceis e pesar de todos os desafios enfrentados ela nunca olhou pela perspectiva negativa, mas sempre com satisfação em ser professora, em realizar o propósito da docência, isso foi sempre o que a moveu. Para este artigo adotamos o método fenomenológico que privilegia a empatia, as percepções, as subjetividades, as emoções e as afetividades dos sujeitos pesquisados. Como técnica adotamos como principal a fonte oral pois tem se mostrado através dos séculos como a maior fonte humana de conservação e difusão do saber.Downloads
Referências
ACRE. História e Geografia do Estado do Acre. 2018. Disponível em: http://minas-cidades.blogspot.com.br/2014/09/acre-historia-e-geografia-do-estado-do.html. Acessado em outubro de 2021.
ACRE. Prefeitura Municipal de Mâncio Lima. Disponível em: https://www.manciolima.ac.gov.br/galeria. Acessado em outubro de 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 52 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – BGE. Estimativa Populacional município de Mâncio Lima 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/mancio-lima/panorama. Acessado em outubro de 2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico 2010: Panorama da cidade de rio Branco. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/rio-branco/panorama. Acessado em setembro de 2021
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Estimativa Populacional Estado do Acre 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/panorama. Acessado em outubro de 2021.
CAVACO, M. O ofício do professor: O tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor 2. ed. p. 157-191, Porto: Porto Editora, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.
GONÇALVES, R. C.; LISBOA, T. R. Sobre o método da historia oral em sua modalidade trajetórias de vida. Rev. Katál. Florianopolis v.10 n. esp. P. 83-92, 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Master%20Liziane/Downloads/1145-19097-1-PB.pdf. Acessado em outubro de 2021.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. p.31-61, Porto: Porto, 2000.
HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
MARCELO, G. C. M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente. v. 03, n. 03, p. 11-49, ago./dez, 2010.
POULET, G. O Espaço Proustiano. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
SILVA, Maria Liziane Souza. A Batalha da Borracha: Os migrantes nordestinos – memória e imaginário. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - PPGG/UNIR. Porto Velho, RO, 2018a. 150p.
VEENMAN, Simon. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of Eucational Research, verão, Vol. 54, No. 2, p. 143-178, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado