O Atlas escolar municipal de Upanema/RN: percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49665

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Cartografia Escolar, Atlas Escolar, Lugar

Resumo

A Cartografia apresenta aspectos abrangentes no que tange suas dimensões de atuação no ensino de Geografia. Atualmente é importante pensar a perspectiva do ensino por meio de diferentes formas e metodologias. Assim, a utilização de novas propostas metodológicas como a utilização dos atlas escolares municipais são uma opção, auxiliando alunos e professores na compreensão de diversos conceitos da ciência geográfica. Portanto, a presente pesquisa, é fruto de diversas reflexões que abordam o ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de elaboração do atlas escolar municipal de Upanema, a partir da percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental e como elas podem ser trabalhadas no ensino de Geografia. O presente trabalho seguiu algumas etapas metodológicas, inicialmente buscou-se um levantamento bibliográfico, a partir de trabalhos com a perspectiva da análise, importância dos atlas escolares municipais, e alfabetização cartográfica. Para o processo de elaboração das pranchas do atlas no programa de Geoprocessamento QGis, realizamos o levantamento dos dados pré-existentes, além disso, foram realizadas visitas in loco para coleta de informações e registro fotográfico. Assim, concluímos que os atlas escolares municipais se apresentam como um importante material didático para auxiliar os professores em sala, tendo em vista que o atlas contém um rico conteúdo que evidencia as relações locais, com destaque para o lócus de vivência do aluno proporcionando, assim, um reconhecimento e uma identidade aos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Rone de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciando em Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento de Geografia, Área de Geografia Física, Hidrogeografia, Geocartografia

Referências

BRASIL. Base nacional comum curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BUENO, Míriam Aparecida. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 99, p. 74- 85, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1468. Acesso em: 13 jun. 2023.

BUENO, Míriam Aparecida; COMPIANI, Maurício. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares municipais no Brasil. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. p. 14616-14626.

CALLAI, Helena C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena C.; KAERCHER, André Nestor (org.). Ensino de geografia práticas e textualização no cotidiano. 12. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017. p. 71-114.

CARLOS, Jadna M. L; GUEDES, Josiel de Alencar; COSTA, Gerônimo S. O atlas escolar municipal de Alto do Rodrigues/RN: concepção e análise de um material didático para o estudo do lugar. Pensar Geografia, Mossoró, RN, v. 6, n. 2, p. 66-91, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/4624. Acesso em: 30 jul. 2023.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Perspectiva e critérios para a organização curricular no ensino de Geografia. Boletim Goiano De Geografia, Goiânia, GO, v. 17, n. 1, p. 65-82, jan./jun. 1997. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4293. Acesso em: 24 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v17i1.4293

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A Cartografia escolar e o ensino fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, Recife, PE, v. 1, n. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240411

https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411. Acesso em: 30 jul. 2023.

FRANÇA JUNIOR, Pedro; ZUCCHI, Victor P. A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, RS, v. 17, n. 1, p. 161–172, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/8747. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/223649948747

IBGE. Cidades e Estados. Rio Grande do Norte. Upanema. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/upanema/pesquisa/40/30277?ano=2017. Acesso em: 30 jan. 2023.

IBGE. Cidades e Estados. Upanema. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/upanema.html. Acesso em: 24 jan. 2023.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; FERNANDES, Sílvia A. de Sousa. A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino Em ReVista, Uberlândia, MG, v. 19, n. 2, 2012, p. 323-334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/14939/8437. Acesso em: 24 jan. 2023.

LESANN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Fino Traço, 2010.

MARTINELLI, Marcello. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da ANPEGE, Uberlândia, MG, v. 7, n. 1, p. 251-260, out. 2011. Número especial. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0021 DOI: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0021

MELO, Ismail Barra Nova de. Atlas escolar de Mairinque/SP - geográfico e histórico. Ciência Geográfica, Bauru, SP, v. 25, n. 5, p. 2157-2171, jan./dez. 2021.

MENEZES, Pryscilla Karoline; PEREIRA, Bruno Magnum; CORRÊA, Ana Paula Saragossa (org.). Desafios da cartografia escolar no ensino de geografia. Anápolis: Editora UEG, 2019. E-book. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/385/o/ebook-desafios-da-cartografia-escolar-2019.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.

PITANO, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena; ROMIG, Karen Laiz Krause. A elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre/RS e sua atuação extensionista. Expressa Extensão, Pelotas, RS, v. 25, n. 1, p. 17-27, 2020. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17117 DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17117

RIBEIRO, Rômulo Afonso Santos; FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica e as tecnologias no ensino de geografia. Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v. 3, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/67454. Acesso em: 1 ago. 2023.

ROBAINA, Luís Eduardo de Souza; MENEZES, Daniel Junges. Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul–RS. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 60-71, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856408007.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

ROMIG, Karen Laiz; PITANO, Sandro de Castro. O atlas geográfico municipal como recurso didático no ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. Geografia, Londrina, v.29, n.2, p.241-260, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241 DOI: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241

SAMPAIO, Antônio Carlos Freire; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. A cartografia ensinada na educação básica: experiências de atlas geográfico escolar municipal. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, RJ, v. 66, n. 4, p. 921-929, 2014. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/eafa/c974e0fd7647b1f0e1d692c065a98387db9f.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

SANTOS, Maria das Graças de Medeiros; GUEDES, Josiel de Alencar. O atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, MG, v. 10, n. 19, p. 145-165, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/edicao-19.php. Acesso em: 27 jan. 2023.

SILVA, Chaeny; LEMES, Denise Peralta. A importância da utilização de mapas nas series iniciais Souza. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, v. 2, p. 1-12, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2740 Acesso em: 5 out. 2023.

SILVA, Guilherme Moreira da; BATISTA, Natália Lambert; RIZZATTI, Maurício; CASSOL, Roberto. A cartografia escolar como ferramenta pedagógica no ensino de geografia: uma proposta de oficinas didáticas com alunos do ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 1, n. 2, p. 120-134, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240434. Acesso em: 29 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240434

SILVA, Karine Araújo e. A formação continuada de professoras do Ensino Fundamental I a partir do Atlas Escolar Municipal de Trindade (GO). 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2014.

SILVA, Lara Marques da. A abordagem da cartografia e o desenvolvimento das percepções espaciais nos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: Políticas, Linguagens e Trajetórias, 14., 2019, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2019. p. 1376-1388. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2977 Acesso em: 5 out. 2023.

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

Moura, F. R. de, & Guedes, J. de A. (2024). O Atlas escolar municipal de Upanema/RN: percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Geographia Opportuno Tempore, 10(1), e49665. https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49665

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.