O Atlas escolar municipal de Upanema/RN: percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49665Palavras-chave:
Geografia Escolar, Cartografia Escolar, Atlas Escolar, LugarResumo
A Cartografia apresenta aspectos abrangentes no que tange suas dimensões de atuação no ensino de Geografia. Atualmente é importante pensar a perspectiva do ensino por meio de diferentes formas e metodologias. Assim, a utilização de novas propostas metodológicas como a utilização dos atlas escolares municipais são uma opção, auxiliando alunos e professores na compreensão de diversos conceitos da ciência geográfica. Portanto, a presente pesquisa, é fruto de diversas reflexões que abordam o ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de elaboração do atlas escolar municipal de Upanema, a partir da percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental e como elas podem ser trabalhadas no ensino de Geografia. O presente trabalho seguiu algumas etapas metodológicas, inicialmente buscou-se um levantamento bibliográfico, a partir de trabalhos com a perspectiva da análise, importância dos atlas escolares municipais, e alfabetização cartográfica. Para o processo de elaboração das pranchas do atlas no programa de Geoprocessamento QGis, realizamos o levantamento dos dados pré-existentes, além disso, foram realizadas visitas in loco para coleta de informações e registro fotográfico. Assim, concluímos que os atlas escolares municipais se apresentam como um importante material didático para auxiliar os professores em sala, tendo em vista que o atlas contém um rico conteúdo que evidencia as relações locais, com destaque para o lócus de vivência do aluno proporcionando, assim, um reconhecimento e uma identidade aos educandos.
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