O ensino de Geografia pela perspectiva de alunos da rede básica de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.49133Palavras-chave:
Ciência Geográfica; Rede Básica de Ensino; Perspectiva de Alunos; Rio Branco Acre.Resumo
O espaço geográfico caminha em constante transformação e nos últimos tempos encontra-se mergulhado em um complexo globalizado e dinâmico imbróglio, exigindo maior compreensão de suas relações sociogeográficas. A disciplina de Geografia entra como ferramenta importante, tanto para analisar essa dinâmica, como para desenvolver no sujeito seu senso crítico e reflexivo. Ao meditar sobre sua realidade ele também poderá identificar as dicotomias deste processo fazendo relação entre o local e o global. O objetivo deste artigo foi identificar o interesse de alunos da rede básica de ensino de Rio Branco Acre pela ciência geográfica. Como método, adotamos a Dialética para análise da realidade escolar e seu contexto social. Quanto a técnica foi aplicada um questionário em sala de aula e realizado uma pesquisa documental. Esta pesquisa revelou boa disposição e interesse dos alunos pela ciência geográfica; não possuem grandes problemas quanto ao seu aprendizado e gostam da forma como os professores abordam os conteúdos.
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Referências
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