Infiltração de águas urbanas para o meio subterrâneo: revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.50643Palavras-chave:
controle de inundações urbanas, gestão de águas pluviais, reabastecimento de aquíferos, reciclagem de águas subterrâneasResumo
O presente artigo analisou os tópicos relevantes sobre a infiltração de águas urbanas para o meio subterrâneo, através de uma pesquisa bibliométrica com o uso do banco de dados Scopus. Foram encontrados 4.749 artigos publicados entre 2020 e abril de 2024 e que foram selecionados para a análise sistemática. O software VOSviewer foi utilizado para agrupar os artigos em temas de interesse, tais como os locais onde a temática é mais abordada, à gestão ambiental, avaliação do ciclo de vida, desenvolvimento sustentável e alterações climáticas. No geral, os resultados revelaram um notável aumento na quantidade de estudos nos últimos anos. Os temas mais abordados estão fortemente vinculados à gestão ambiental, avaliação do ciclo de vida, desenvolvimento sustentável e alterações climáticas. Alguns países lideram os estudos sobre essa temática, sendo eles, China, Reino Unido e Estados Unidos. Assim, vê-se uma crescente colaboração e participação de instituições de países em desenvolvimento na condução de estudos, mostrando uma tendência de internacionalização nas pesquisas. A revisão bibliométrica permitiu um estudo acadêmico mais profundo quanto ao gerenciamento urbano de águas pluviais, recarga de aquíferos e práticas de gestão ambiental, onde é válido destacar pontos de convergência, áreas de inovação e possíveis direções para futuras investigações.
Palavras-chave: Controle de inundações urbanas; Gestão de águas pluviais; Reabastecimento de aquíferos; Reciclagem de águas subterrâneas.
Downloads
Referências
ALVES, R. A., et al. Abordagens Baseada Na Natureza Para Gestão Sustentável De Águas Pluviais Em Ambientes Urbanos: Uma Análise Bibliométrica. Geographia Opportuno Tempore Universidade Estadual de Londrina. Volume 9,nº 2, Dossiê Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação. EISSN: 2358-1972, 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 de jan. de 1997.
KUMAR, S. et al. What do we know about transfer pricing? Insights from bibliometric analysis. Journal of Business Research, v. 134, p. 275–287, set. 2021.
MELIN, G., & Persson, O. Studying Research Collabor Ation Using Co-Authorships. Vol. 36, Issue 3, 1996.
TUCCI, C. E. M. Inundações Urbanas, Porto Alegre: ABRH/RHAMA, 2007. 393p. https://assets.ctfassets.net/o78em1y1w4i4/EX1iy8VxBeQKf8aN2XzOp/c36f79db25484cb38a5972ad9a5472ec/Scopus_ContentCoverage_Guide_WEB.pdf
PEIXE, A. M. M.; PINTO, J. S. de P. . Bibliographic Coupling and Technological Advance Through the Use Vosviewer Software. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e39711931650, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.31650. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31650. Acesso em: 16 apr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra da Silva Ferreira, Alynne da Silva Andrade, Mariarita Silva, Laércio Leal dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado