Em demanda dos musicais: cruzamentos entre teatro e intermedialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v25p51

Palavras-chave:

Dramaturgia musical, Teatro contemporâneo, Intermedialidade

Resumo

Trata-se de uma reflexão em torno das formas dramático-musicais, com ênfase sobre aspectos históricos concernentes à importação de peças musicais, que põem em debate processos estéticos referentes às interrelações entre dramaturgia musical e intermedialidade, mediante uma compreensão ampliada de possibilidades de apreensão do extrato textual em diversos suportes nesse campo interartístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diógenes Maciel, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Literatura Brasileira Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

GAUDREAULT, André & Philippe Marion. “Transescritura e midiática narrativa: questões de intermidialidade”. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 107-128.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.

JESUS CHRIST SUPERSTAR. The original motion picture soundtrack. Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. Diversos intérpretes. Regente: André Previn. Universal City, CA: MCA Records: 1998 [1973]. 2 CDs.

MOTA, Marcus. “A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais”. Música em contexto 3 (2009): 53- 60.

MOTA, Marcus. “Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico”. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003. Disponível em: <www.marcusmota.com.br>

PARANHOS, Kátia R., org. História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.

RABETTI, Maria de Lourdes & Paulo M. C. Maciel. “Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas”. Kátia R. Paranhos, org. História, Teatro e Política. São Paulo: Boitempo, 2012. 59-80.

RAJEWSKY, Irina O. “Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 15-45.

VENEZIANO, Neide. “É brasileiro, já passou de americano”. Revista Poiésis 16 (dez. 2010): 52-61.

WARFIELD, Scott. “From Hair to Rent: is ‘rock’ a four-letter word on Broadway?” William A. Everett & Paul R. Laird, orgs. The Cambridge Companion to the Musical. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 231-245.

Downloads

Publicado

30-11-2013

Como Citar

MACIEL, D. Em demanda dos musicais: cruzamentos entre teatro e intermedialidade. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 25, p. 51–61, 2013. DOI: 10.5433/1678-2054.2013v25p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25102. Acesso em: 20 abr. 2024.