Rubem Fonseca: a representação da violência e das relacões de poder enquanto agressão ao leitor no conto “O Cobrador”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v21p29Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Violência, PoderResumo
Em uma linguagem concisa, contundente e perturbadora, a literatura de Rubem Fonseca procura revelar, nos menores detalhes, a violência, as diferenças econômicas, erotismo e as relações de poder surgidas nas grandes metrópoles. Nesta perspectiva, este artigo pretende analisar o conto “O cobrador”, no qual a voz do elemento marginalizado exibirá, por meio da violência, as falhas da sociedade moderna e conduzirá o leitor à incomoda reflexão sobre seus princípios, valores e leis, ora pela empatia, ora pela aversão ao indivíduo transgressor e seu discurso.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Historia concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1974.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2004.
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio a cerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004.
FONSECA, Rubem. O Cobrador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
GASPARI, Elio. As ilusões armadas: a ditadura escancarada. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
KEHL, Maria Rita. Um só povo, uma só cabeça, uma só nação. In: NOVAES, Adauto (Org). Anos 70 – Televisão. Rio de Janeiro: Europa, 1979.
LUCAS, Fábio. O caráter social da literatura brasileira. São Paulo: Quirón, 1976.
PROENÇA FILHO, Domício. Pós-modernismo e literatura. 2.ed. São Paulo: Ática, 1995.
QUEIROZ, José. Deus e crenças religiosas no discurso filosófico pósmoderno: linguagem e religião. Revista de estudos da religião (São Paulo) 2 (2006): [hipertexto]. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2006.
RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SILVA, Deonísio da. Rubem Fonseca: proibido e consagrado. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.