Em demanda dos musicais: cruzamentos entre teatro e intermedialidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v25p51

Palabras clave:

Dramaturgia musical, Teatro contemporâneo, Intermedialidade

Resumen

Trata-se de uma reflexão em torno das formas dramático-musicais, com ênfase sobre aspectos históricos concernentes à importação de peças musicais, que põem em debate processos estéticos referentes às interrelações entre dramaturgia musical e intermedialidade, mediante uma compreensão ampliada de possibilidades de apreensão do extrato textual em diversos suportes nesse campo interartístico.

Biografía del autor/a

Diógenes Maciel, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Literatura Brasileira Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Estadual da Paraíba.

Citas

GAUDREAULT, André & Philippe Marion. “Transescritura e midiática narrativa: questões de intermidialidade”. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 107-128.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.

JESUS CHRIST SUPERSTAR. The original motion picture soundtrack. Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. Diversos intérpretes. Regente: André Previn. Universal City, CA: MCA Records: 1998 [1973]. 2 CDs.

MOTA, Marcus. “A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais”. Música em contexto 3 (2009): 53- 60.

MOTA, Marcus. “Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico”. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003. Disponível em: <www.marcusmota.com.br>

PARANHOS, Kátia R., org. História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.

RABETTI, Maria de Lourdes & Paulo M. C. Maciel. “Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas”. Kátia R. Paranhos, org. História, Teatro e Política. São Paulo: Boitempo, 2012. 59-80.

RAJEWSKY, Irina O. “Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 15-45.

VENEZIANO, Neide. “É brasileiro, já passou de americano”. Revista Poiésis 16 (dez. 2010): 52-61.

WARFIELD, Scott. “From Hair to Rent: is ‘rock’ a four-letter word on Broadway?” William A. Everett & Paul R. Laird, orgs. The Cambridge Companion to the Musical. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 231-245.

Publicado

30-11-2013

Cómo citar

MACIEL, Diógenes. Em demanda dos musicais: cruzamentos entre teatro e intermedialidade. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 25, p. 51–61, 2013. DOI: 10.5433/1678-2054.2013v25p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25102. Acesso em: 5 jul. 2024.