Em demanda dos musicais: cruzamentos entre teatro e intermedialidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v25p51Palavras-chave:
Dramaturgia musical, Teatro contemporâneo, IntermedialidadeResumo
Trata-se de uma reflexão em torno das formas dramático-musicais, com ênfase sobre aspectos históricos concernentes à importação de peças musicais, que põem em debate processos estéticos referentes às interrelações entre dramaturgia musical e intermedialidade, mediante uma compreensão ampliada de possibilidades de apreensão do extrato textual em diversos suportes nesse campo interartístico.Downloads
Referências
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.
JESUS CHRIST SUPERSTAR. The original motion picture soundtrack. Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. Diversos intérpretes. Regente: André Previn. Universal City, CA: MCA Records: 1998 [1973]. 2 CDs.
MOTA, Marcus. “A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais”. Música em contexto 3 (2009): 53- 60.
MOTA, Marcus. “Dramaturgia musical: problemas e perspectivas de um campo interartístico”. III Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Goiânia, Brasil. Anais do... Goiânia, 2003. Disponível em: <www.marcusmota.com.br>
PARANHOS, Kátia R., org. História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.
RABETTI, Maria de Lourdes & Paulo M. C. Maciel. “Itinerário da opereta: do mapeamento de acervos a uma antologia das fontes selecionadas”. Kátia R. Paranhos, org. História, Teatro e Política. São Paulo: Boitempo, 2012. 59-80.
RAJEWSKY, Irina O. “Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. Thaïs Flores Nogueira Diniz, org. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 15-45.
VENEZIANO, Neide. “É brasileiro, já passou de americano”. Revista Poiésis 16 (dez. 2010): 52-61.
WARFIELD, Scott. “From Hair to Rent: is ‘rock’ a four-letter word on Broadway?” William A. Everett & Paul R. Laird, orgs. The Cambridge Companion to the Musical. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. 231-245.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.