Toxoplasmose: epidemiologia e importância da doença na saúde animal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p69Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Transmissão, Epidemiologia, Protozoário, Controle.Resumo
A Toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii um protazoário parasita intracelular, descoberto no começo deste século, que tem a capacidade de infectar uma grande variedade de animais, inclusive o homem. Sua transmissão se estabelece basicamente por três vias; congênitas, carnivorismo e fecal-oral. A toxoplasmose é uma enfermidade de ocorrência mundial que se encontra amplamente difundida entre as diversas espécies de animais de interesse econômico, tais como os suínos, ovinos, caprinos, bem como os carnívoros e roedores, todos potencialmente, transmissores do T. gondii para o homem. Embora a infecção toxoplásmica se apresente em taxas elevadas entre os animais e o homem, a taxa de morbidade costuma ser baixa, com maior gravidade para fêmeas prenhes, neonatas e imunodeprimidas. O controle de toxoplasmose animal requer conhecimentos precisos sobre a cadeia epidemiológica da doença, estabelecendo-se com exatidão, a possível fonte de infecção, que pode estar representada por alimentos contaminados, roedores e felídeos, dependendo da situação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.