Erliquiose nos animais e no homem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p191Palavras-chave:
Erliquiose, Erhlichia sp., Animais, Homem, Diagnóstico.Resumo
A erliquiose é uma doença causada por bactérias gram negativas estritamente intracelulares, pertencentes a Ordem Rickettsiales, Família Anaplasmataceae, Gêneros Ehrlichia e Anaplasma. As diferentes erlíquias podem parasitar leucócitos, eritrócitos e plaquetas levando a alterações em vários órgãos. Os sinais clínicos variam com a severidade da infecção, a resposta imunológica do hospedeiro, os órgãos atingidos, a espécie de erlíquia envolvida e a presenca de co-infecção com outras erlíquias ou outros microrganismos transmitidos pelo mesmo vetor. A incidência de erliquiose vem aumentando nos últimos anos tanto nos animais como no homem. O diagnóstico etiológico é importante para o monitoramento epidemiológico, porém a maioria dos testes usados rotineiramente apresenta limitações. A recente introdução de técnicas diagnósticas que empregam biologia molecular permitem caracterizar quais espécies de erlíquia estão infectando o paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.