Variação anual do peso e estado corporal de vacas de corte de diferentes grupos genéticos - I. Vacas paridas e com prenhez positiva na seqüência.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1998v19n1p54Palavras-chave:
Charolês, Cruzamento, Estado corporal, Heterose, Nelore, Peso corporal.Resumo
Avaliou-se no período de 20/08/92 a 31/08/93, a variação anual do peso E estado corporal de vacas contemporâneas das raças Charolês (C), Nelore (N), 1/2 CN, 1/2 NC. O peso médio das vacas foi menor no pós-parto (setembro a dezembro/92) e maior no início do outono (março/93) sendo, respectivamente, 365 e 414 kg, ocorrendo um incremento de 13,42% no peso dos animais. A partir do outono até o pré-parto (agosto/93), houve uma perda de 6,76% no peso médio das vacas. O estado corporal médio foi melhor no início do inverno (3,13 pontos) e pior ao pré-parto/93 (2,76 pontos). Na média de todos os períodos as vacas cruzadas foram mais pesadas e apresentaram melhor estado corporal do que as puras, sendo a heterose média de 17,32 e 7,37%, respectivamente. Vacas C foram na média de todos os períodos mais posadas que as N (368 vs 349 kg) e vacas 1/2 CN foram mais pesadas que as 1/2 NC (433 vs 406 kg). Não foi observada diferença significativa para estado corporal entre os dois grupos genéticos de vacas puras nem entre os dois grupos de vacas F1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.