Efeito da aplicação de herbicidas dessecantes na soja sobre as populações de nematoides no solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3577Palavras-chave:
Nematóides, Glycine max, Glyphosate, Aumento populacional.Resumo
O uso de herbicidas é o principal método de controle de plantas daninhas na cultura da soja. Herbicidas dessecantes também vêm sendo empregados rotineiramente a fim de antecipar a colheita e/ou minimizar a deterioração da qualidade da semente. Existe possibilidade de o contato direto ou indireto com tais defensivos agrícolas, afetarem a comunidade de nematoides no solo. Entretanto, tais efeitos e suas magnitudes ainda estão por ser esclarecidos, especialmente no caso dos herbicidas dessecantes. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência do uso de herbicidas dessecantes em soja sobre os fiotonematoides prejudiciais à cultura. O experimento foi conduzido com soja transgênica (M-SOY 7908RR. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com os seguintes tratamentos: paraquat (400 g i.a ha-1), diquat (200 g i.a ha-1), mistura de paraquat e diquat (300 + 150 g i.a ha-1), duas dosagens de carfentrazone-ethyl (20 g i.a ha-1 e 30 g i.a ha-1) e testemunha (sem a aplicação de dessecante). A comunidade de nematoides na área foi monitorada em quatro épocas. Em nenhuma dessas épocas foi verificada variação significativa das populações de nematoides prejudiciais à soja, em decorrência da aplicação de qualquer dos dessecantes. Contudo, principalmente na última época de amostragem, a aplicação de dessecante sempre resultou em aumento nas populações de nematoides de vida livre e daqueles considerados parasitas fracos para a soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.