Consumo, digestibilidade dos nutrientes e características ruminais de cordeiros alimentados com níveis crescentes de concentrado em ambiente tropical no Vale do Alto Guaporé - MT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2497Palavras-chave:
Carboidrato, Gordura, pH, Nitrogênio amoniacal, Temperatura retal.Resumo
Objetivou-se avaliar níveis crescentes de concentrado na dieta de cordeiros sobre o consumo e coeficiente de digestibilidade total (CD) dos nutrientes, características ruminais, temperatura corporal e retal. Foram utilizados quatro cordeiros sem raça definida (SRD), não castrados, com peso corporal (PC) médio de 19,3 Kg ± 2,07 por meio de um delineamento em quadrado latino 4 x 4. Os animais foram alojados em gaiolas de metabolismo, os quais foram alimentados duas vezes ao dia, com dieta composta por silagem de milho e concentrado, na proporção de 20, 40, 60 e 80% na matéria seca da dieta, as quais eram compostas por milho grão moído e farelo de soja. Diariamente as sobras foram monitoradas e as fezes foram coletadas por meio de sacolas de napa. Os dados das variáveis estudadas foram submetidos à ANOVA e análise de regressão a 5% de probabilidade. Os níveis crescentes de concentrado nas rações de cordeiros alteraram (P<0,05) de maneira linear decrescente o consumo de FDN e FDA e de forma quadrática o consumo de MS, MO, PB, EE, CHT e CNF. Não houve efeito (P>0,05) dos níveis de concentrado sobre o coeficiente de digestibilidade da MS, MO, EE, FDN, FDA, CHT e CNF. Entretanto, o coeficiente de digestibilidade da PB apresentou efeito quadrático (P<0,05). Os valores de pH e nitrogênio amoniacal apresentaram efeito quadrático (P<0,05) para o tempo após a alimentação. A temperatura corporal e retal dos cordeiros não foi influenciada (P>0,05) pelos níveis de concentrado na dieta. Conclui-se que 38% de concentrado nas rações de cordeiros favorece o máximo consumo de matéria seca, matéria orgânica e proteína bruta. O coeficiente de digestibilidade dos nutrientes, exceto para proteína bruta, não são alterados com a adição de até 80% de concentrado na dieta de cordeiros, bem como este não afeta o pH e a concentração de nitrogênio amoniacal do líquido ruminal, temperatura corporal e retal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.