Probabilidade de dias potencialmente úteis de trabalho durante o ano em Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2215Keywords:
Distribuição binomial negativa, Cadeia de Markov, Probabilidade condicional, Obras em ambiente externo, , Trafegabilidade agrícola.Abstract
Foram estimadas as probabilidades de dias úteis de trabalho em locais descobertos e a trafegabilidade de maquinários no campo, para o município de Londrina-PR. Dias com precipitação igual ou superior a 10 mm foram considerados inadequados para operações a céu descoberto. O número de dias mensais e decendiais que satisfazem essa condição foram ajustados à distribuição binomial negativa e foram estimadas as probabilidades em diferentes níveis. Os dias favoráveis ao trabalho com máquinas no campo foram estabelecidos como aqueles em que os valores de armazenamento de água no solo eram iguais ou inferiores a 90% da capacidade de água disponível na camada superficial de 30 cm do solo e a menor que 5 mm. O método da cadeia de Markov de primeira ordem foi utilizado para estimar as probabilidades condicionais de dias favoráveis ao trabalho com máquinas. Os resultados indicam que o melhor período para realização de obras em ambiente externo em Londrina se estende de abril a setembro, com ótimo entre final de julho e início de setembro. As maiores probabilidades de um dia ser favorável à execução de práticas mecanizadas no campo compreendem o mês de abril e os meses de junho a agosto, e as probabilidades de dois dias seguidos favoráveis ao tráfego de maquinários no campo apresentam ótimo entre os meses de junho e agosto. Essas probabilidades possibilitam determinar as necessidades de máquinas para execução das práticas mecanizadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.