Zoneamento agroclimático da cultura do abacaxizeiro no Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2337Palavras-chave:
Riscos climáticos, Ananas comosus, Geada, Indução floral.Resumo
O estado do Paraná localiza-se em uma região de transição climática, abrangendo regimes térmicos diferentes e variações no risco de geadas. O abacaxizeiro (Ananas comosus L.) é uma cultura sensível às condições climáticas e o conhecimento dos riscos a que a cultura estará exposta é importante para o seu sucesso. O objetivo deste trabalho foi efetuar o zoneamento agroclimático para o cultivo do abacaxizeiro no estado do Paraná. Foram verificados os limites adequados das variáveis climáticas e avaliadas a temperatura média anual, a temperatura do mês mais frio, o risco anual de geadas, o risco de deficiência hídrica, o número de horas de insolação anual e o fotoperíodo no Estado. O Paraná possui áreas com baixo risco climático para a cultura do abacaxizeiro. A temperatura média anual acima de 19°C, a temperatura média do mês mais frio superior a 15,5°C e a altitude inferior a 600 m permitiram delimitar áreas aptas ao cultivo do abacaxizeiro no Paraná. A deficiência hídrica anual não é limitante ao cultivo do abacaxi no Estado. A temperatura média anual e o fotoperíodo podem induzir naturalmente o florescimento do abacaxi no Estado. Destacam-se as regiões Oeste, Noroeste e Norte, com temperatura média anual superior a 22°C, que são as mais recomendadas ao cultivo. Nas regiões com temperatura média anual entre 19 e 22°C, a escolha do local de cultivo deve ser criteriosa, levando-se em conta o risco de geada local. As regiões Centro, Sul e Leste não são recomendadas, por apresentarem faixas de temperatura abaixo do mínimo exigido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.