Propriedades físicas de filmes comestíveis a base de proteínas miofibrilares de carne bovina

Autores

  • Sílvia Maria Almeida de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Paulo José do Amaral Sobral Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo
  • Florencia Cecilia Menegalli Faculdade de Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p283

Palavras-chave:

Propriedades mecânicas, Permeabilidade ao vapor de água, Solubilidade, Opacidade, Superfície de resposta.

Resumo

As proteínas miofibrilares têm excelentes propriedades filmogênicas. O objetivo deste artigo foi o estudo do efeito do tratamento térmico, do pH e da concentração de plastificante (Cp) da solução filmogênica (SF) a base de proteínas miofibrilares liofilizadas (PML) extraídas de músculo bovino empregando-se a técnica de solubilização por soluções salinas diluídas, sobre algumas propriedades físicas dos filmes comestíveis, utilizando-se uma metodologia de superfície e resposta (MSR). Os filmes foram elaborados a partir de SF contendo 1 g de PML/100 g de SF, e de Cp-50 a 75 g de glicerol/100 g de PML. A PML era dispersa em água sob agitação moderada, e o pH era mantido entre 2,5-3,5 com o emprego de ácido acético. As SF foram submetidas a tratamentos térmicos em diferentes temperaturas (35-75ºC), por 45 minutos. Os filmes foram secos em estufa com circulação forçada de ar a 37ºC/18 h, condicionados em 75% de umidade relativa, a 25ºC/48 h, antes da realização de análises: propriedades mecânicas - teste de perfuração; opacidade aparente  por espectrofotometria; solubilidade, por imersão em água; e permeabilidade ao vapor de água, pelo método gravimétrico. Em geral, os filmes se apresentaram com boa aparência, translúcidos, de fácil manuseio e tátil, exceto para os filmes formados em pH 2,5 e em temperatura (35ºC), com espessura média de 0,040±0,005 mm. O pH da SF afetou significativamente todas as propriedades físicas estudadas. A temperatura do tratamento térmico da SF afetou significativamente a força na ruptura, solubilidade e a permeabilidade ao vapor de água (Pva). Esse tratamento pode favorecer as interações intermoleculares via formação de pontes dissulfídicas, mas um tratamento muito intenso pode reverter esse efeito por alterações estruturais irreversíveis nas proteínas. A Cp afetou significativamente todas as propriedades estudadas, com exceção da opacidade aparente. O plastificante aumenta a mobilidade das macromoléculas, reduzindo suas interações, com conseqüências em todas as propriedades físicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sílvia Maria Almeida de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profa do Deptº de Tecnologia, Colegiado de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Av. Transnordestina s/n, Novo Horizonte CEP: 44036-900, Feira de Santana, BA.

Paulo José do Amaral Sobral, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo

Prof. do Deptº de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, USP. Av. Duque de Caxias Norte, 225. CEP: 13635-900, Pirassununga, SP.

Florencia Cecilia Menegalli, Faculdade de Engenharia de Alimentos

Profa do Deptº de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. C P 6121, CEP: 13830-970, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Souza, S. M. A. de, Sobral, P. J. do A., & Menegalli, F. C. (2012). Propriedades físicas de filmes comestíveis a base de proteínas miofibrilares de carne bovina. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 283–296. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p283

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)