Efeitos do incremento de fibra dietética sobre a digestibilidade, desempenho e características de carcaça: I. suínos em crescimento e terminação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p483Palavras-chave:
Carne magra, Feno, Fibra em detergente neutro, Nutrição, Suíno.Resumo
Objetivando avaliar os efeitos de ração fibrosa sobre parâmetros de digestibilidade dos nutrientes, de desempenho produtivo e de características de carcaça, realizou-se o presente experimento, utilizando 24 suínos mestiços, durante as fases de crescimento e terminação, em delineamento blocos inteiramente casualizados. Os animais foram alimentados à vontade com rações isonutrientes contendo incrementos de 0 ou 8% de fibra em detergente neutro (FDN), obtidas através da inclusão de 0 ou 10% de feno de “coast-cross” (Cynodon dactylon). Na fase de crescimento, os tratamentos diferiram para a digestibilidade da matéria seca, energia bruta, proteína bruta e fibra em detergente ácido com piora nos valores para a ração com 8% de FDN. Na fase de terminação, houve diferença na digestibilidade para matéria seca, energia bruta, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido com redução nos índices para a ração com 8% de FDN. A inclusão de 8% de FDN não alterou o peso corporal final, ganho de peso, conversão alimentar, rendimentos de carcaças quente e fria, rendimento de carne magra e área de olho de lombo. Os resultados indicaram que o contínuo oferecimento de relativamente baixo teor de FDN alterou a digestibilidade dos componentes dietéticos da ração. Entretanto, como os parâmetros referentes ao desempenho animal e às características de carcaça não foram comprometidos, vislumbrase real possibilidade de emprego de moderadas quantidades de materiais fibrosos na alimentação de suínos, nas fases de crescimento e terminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.