Níveis de leucina em dietas com baixa proteína bruta para suínos na fase inicial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3829Palavras-chave:
Aminoácidos de cadeia ramificada, Antagonismo, Desempenho, Parâmetros sanguíneos.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar níveis de leucina digestível em dietas com baixa proteína bruta sobre o desempenho, espessura de toucinho, profundidade do músculo longissimus dorsi parâmetros sanguíneos de suínos na fase inicial. Foram utilizados 50 suínos mestiços (Landrace x Large white x Pietrain), com peso inicial de 11,14 ± 0,24 kg; distribuídos em um delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco tratamentos (1,10; 1,25; 1,40; 1,55 e 1,70% de leucina digestível), cinco repetições e dois animais por unidade experimental, sendo um macho castrado e uma fêmea. A conversão alimentar reduziu (P=0,018) em função do aumento dos níveis de leucina digestível, sem influenciar os demais parâmetros de desempenho (peso final, consumo diário de ração, ganho de peso diário, espessura de toucinho, profundidade de lombo e porcentagem de carne magra). Com relação às variáveis plasmáticas foi observado efeito quadrático para a concentração de triglicerídeos (P=0,049) e ureia (P=0,001) em que associado ao platô do modelo Linear Response Platô (LRP) observou-se que o nível ótimo de leucina digestível para triglicerídeos e ureia foi de 1,16% e 1,24%, respectivamente. A menor concentração de ureia plasmática foi obtida ao nível de 1,24% de leucina digestível. Dietas com baixa proteína bruta e níveis de até 1,70% de leucina digestível melhoram a conversão alimentar dos suínos na fase inicial com a melhor concentração de ureia e triglicerídeos no plasma sanguíneo de 1.16% e 1.24%, respectivamente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.