Produção e valor nutritivo do sorgo forrageiro e da aveia preta sob doses de fósforo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p429Palavras-chave:
Adubação fosfatada, Alimentação animal, Recuperação de P, Regiões tropicais.Resumo
O fósforo (P) é um dos elementos minerais mais limitantes na produção de biomassa e de grãos em solos tropicais. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do P na produção de matéria seca (MS) e no valor nutritivo do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor) e da aveia preta (Avena strigosa) em sucessão. Os tratamentos foram constituídos com doses de P nos níveis de: 0, 50, 100, 150 e 200 kg de P2O5 ha-1 distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com três repetições. Os tratamentos foram aplicados no momento da semeadura, na cultura do sorgo no verão 2010/2011 e 2011/2012. A aveia foi semeada após o sorgo em 2011, sem a aplicação de P. A produção de forragem e o valor nutritivo das culturas foram avaliados por cortes. As maiores produções de MS do sorgo foram obtidas quanto foi aplicado a maior dose do fosfato (200 kg P2O5 ha-1), com uma resposta residual na cultura subsequente da aveia preta. Não houve efeito dos níveis de P nos valores nutritivos de ambas as culturas, tanto nos teores de proteína bruta (PB), como na digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS), na fibra em detergente neutro (FDN) e na fibra em detergente ácido (FDA), demonstrando que a utilização de fertilizantes fosfatados não tem efeito no valor nutritivo das forragens, especialmente quando os níveis de P do solo estão médios a altos. A eficiência de recupera ção P pelas plantas diminuiu quando as doses de P aumentaram tanto no sorgo como na aveia preta. A dose de 50 kg de P2O5 ha-1 ano-1 foi a que apresentou a maior recuperação de P pelas plantas, apoiando a ideia sob uma menor utilização de fertilizantes com maior eficiência.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.