Produção e composição química-bromatológica de Tifton 85 (Cynodon dactylon L. Pers) sob pastejo contínuo no período hibernal

Autores

  • Renato Marchesan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wagner Paris Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Magnos Fernando Ziech Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo Emílio Fernandes Prohmann Centro Universitário de Maringá
  • Josinaldo Zanotti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Diego Vicente Hartmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1935

Palavras-chave:

Massa de forragem, Variações climáticas, Qualidade bromatológica.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento produtivo e qualitativo dos constituintes estruturais da pastagem de Tifton 85, no período de maio a setembro de 2010, submetido ao pastejo. O experimento foi realizado no município de Luiziana, região Noroeste do estado do Paraná. Avaliouse a produção total de massa de forragem, de lâminas foliares, colmos e material morto e a relação folha:colmo. A composição química-bromatológica foi determinada por meio das análises de fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA), proteína bruta (PB), e estimados os valores de nutrientes digestíveis totais (NDT) e digestibilidade da matéria seca (DMS). Também foi avaliada a taxa de lotação e a oferta de forragem. Verificou-se diminuição na massa de forragem, de lâminas foliares, colmos e material morto, consequentemente, reduziu-se a oferta que variou de 11,07 a 13,64 kg MS/100kg de peso vivo. As lâminas foliares apresentaram diminuição da qualidade com o avanço dos períodos experimentais em virtude de seus teores de FDN e PB. Os demais constituintes não apresentaram diferenças no período de março a setembro, evidenciando que a pastagem de tifton 85 mantém seus valores nutritivos elevados mesmo em períodos críticos do ano, diminuindo apenas sua produtividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Marchesan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Dois Vizinhos, PR.

Wagner Paris, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Dr. da UTFPR, Dois Vizinhos, PR.

Magnos Fernando Ziech, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Me. da UTFPR, Dois Vizinhos, PR.

Paulo Emílio Fernandes Prohmann, Centro Universitário de Maringá

Prof. Dr. Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR.

Josinaldo Zanotti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Dois Vizinhos, PR.

Diego Vicente Hartmann, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Zootecnista, UTFPR, Dois Vizinhos, PR.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Marchesan, R., Paris, W., Ziech, M. F., Prohmann, P. E. F., Zanotti, J., & Hartmann, D. V. (2013). Produção e composição química-bromatológica de Tifton 85 (Cynodon dactylon L. Pers) sob pastejo contínuo no período hibernal. Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1935–1944. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1935

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>