Produção e composição química-bromatológica de Tifton 85 (Cynodon dactylon L. Pers) sob pastejo contínuo no período hibernal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1935Palavras-chave:
Massa de forragem, Variações climáticas, Qualidade bromatológica.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento produtivo e qualitativo dos constituintes estruturais da pastagem de Tifton 85, no período de maio a setembro de 2010, submetido ao pastejo. O experimento foi realizado no município de Luiziana, região Noroeste do estado do Paraná. Avaliouse a produção total de massa de forragem, de lâminas foliares, colmos e material morto e a relação folha:colmo. A composição química-bromatológica foi determinada por meio das análises de fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA), proteína bruta (PB), e estimados os valores de nutrientes digestíveis totais (NDT) e digestibilidade da matéria seca (DMS). Também foi avaliada a taxa de lotação e a oferta de forragem. Verificou-se diminuição na massa de forragem, de lâminas foliares, colmos e material morto, consequentemente, reduziu-se a oferta que variou de 11,07 a 13,64 kg MS/100kg de peso vivo. As lâminas foliares apresentaram diminuição da qualidade com o avanço dos períodos experimentais em virtude de seus teores de FDN e PB. Os demais constituintes não apresentaram diferenças no período de março a setembro, evidenciando que a pastagem de tifton 85 mantém seus valores nutritivos elevados mesmo em períodos críticos do ano, diminuindo apenas sua produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.