Propriedades físicas dos grãos de girassol durante a secagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p157Palavras-chave:
Teor de água, Contração volumétrica, Helianthus annuus, Porosidade intergranular, Contração volumétrica.Resumo
Objetivou-se neste trabalho, determinar o efeito do teor de água sobre as propriedades físicas dos grãos de girassol. Foram utilizados grãos da cultivar Olisun 3 com teor de água inicial de 34,1 (% b.u.) e posteriormente submetidos à secagem em estufa com ventilação de ar forçada em três condições de temperatura: 40, 60 e 80 ºC. A redução do teor de água ao longo da secagem foi acompanhada pelo método gravimétrico, conhecendo-se o teor de água inicial do produto, até atingir o teor de água final de 8,0 ± 1,0 (% b.u.). As propriedades físicas analisadas foram: massas específicas aparente e unitária, porosidade intergranular, bem como contração volumétrica da massa e unitária e velocidade terminal. A redução do teor de água influencia as propriedades físicas dos grãos de girassol, proporcionando a diminuição da porosidade intergranular e das massas específicas aparente e unitária em todas as temperaturas de secagem analisadas. As contrações volumétricas da massa e unitária diminuem e os índices de contração aumentam com a secagem dos grãos de girassol em todas as temperaturas avaliadas. A velocidade terminal aumenta à medida que eleva o teor de água dos grãos, sendo mais evidente na temperatura de secagem de 80 oC.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.