Efeito da secagem nas propriedades físicas dos grãos de feijão adzuki
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3871Palavras-chave:
Vigna angularis Willd., Forma, Tamanho, Volume, Secagem.Resumo
Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito da secagem dos grãos de feijão adzuki (Vigna angularis Willd.) nas propriedades físicas, ao longo da redução do teor de água. Grãos de feijão adzuki com teor de água de 47,9 (% b.u.) foram submetidos à secagem, em estufa, com ventilação de ar forçado, a 40, 60 e 80 °C e umidades relativas de 18,5, 8,6 e 3,8 %, respectivamente, até o teor de água, de aproximadamente, 12,9 (% b.u.). Foram utilizados 15 grãos, individualizados em cápsulas de alumínio, e a cada intervalo de cinco pontos percentuais, na redução do teor de água, os eixos ortogonais dos grãos (comprimento, largura e espessura) foram mensurados. Determinaram-se os parâmetros esfericidade, circularidade, volume do grão, índice de contração volumétrica, porcentagem de contração volumétrica, área superficial, área projetada e relação superfície-volume. A esfericidade dos grãos e a relação superfície-volume aumentaram com a redução do teor de água, principalmente para a temperatura de 60°C, assim com o índice de contração volumétrica. A circularidade não se alterou. O volume dos grãos foi maior quando a temperatura de secagem aumentou, mas apresentou diminuição com a redução do teor de água. Os grãos apresentaram contração em seu volume ao longo da secagem. A área superficial e a área projetada diminuíram com a redução do teor de água.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.