Alterações morfométricas em grãos de soja durante o processo de secagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p975Palavras-chave:
Propriedades físicas, Teor de água, Diâmetro geométrico.Resumo
O trabalho teve por objetivo avaliar as curvas de secagem, bem como os efeitos da secagem em diferentes temperaturas na contração volumétrica da massa de grãos e no diâmetro geométrico da soja M7211RR. Foram utilizados grãos de soja da cultivar M7211RR colhidos no município de Santa Helena de Goiás-GO, com teor de água inicial de aproximadamente 0,30 base seca (b.s. decimal) e secos até atingir 0,13 (b.s.). O experimento foi conduzido no Laboratório de Pós-Colheita de Produtos Vegetais do Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde. Durante o processo de secagem, os eixos ortogonais (comprimento, largura e espessura) dos grãos de soja foram medidos para determinação do diâmetro geométrico. Para a obtenção da contração volumétrica, os grãos foram secos em bandejas e posteriormente colocados em proveta graduada e assim a redução do volume do produto foi acompanhada ao longo da secagem. O aumento da temperatura de 50 °C para 90 °C diminui o tempo de secagem de 7,66 horas para 1,98 horas, promovendo a celeridade do processo em 3,87 vezes. O índice de contração volumétrica e o diâmetro geométrico da soja diminuem ao longo da secagem e este efeito é intensificado com o aumento da temperatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.