Características agronômicas, morfogênicas e estruturais do capim-Marandu em sistemas silvipastoris formados por palmeiras de babaçu e em monocultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2331Palavras-chave:
Attalea speciosa, Urochloa brizantha, Densidades, Filocrono, Morfogênese, Taxa de aparecimento foliar.Resumo
Objetivou-se avaliar as características agronômicas, morfogênicas e estruturais do capim-Marandu (Urochloa brizantha) em sistemas silvipastoris (SSP’s) compostos por palmeiras de babaçu (Attalea speciosa) e em monocultivo de capim-Marandu na região Pré-Amazônica Maranhense. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com o arranjo em parcelas subdivididas com seis repetições para a avaliação das características agronômicas e 30 repetições para as características morfogênicas e estruturais. As parcelas foram constituídas pelos ambientes pastoris e suas densidades (monocultura, 80, 131, 160 palmeiras.ha-¹) e nas subparcelas os períodos (chuvoso e seco). A produção total de forragem foi influenciada (P < 0,05) pela interação densidades x épocas do ano. Entre as épocas, o período chuvoso foi o que apresentou maior produção total de forragem e entre os ambientes pastoris a densidade de 80 palmeiras.ha-¹ apresentou maior produção. A mesma resposta foi encontrada para a produção de folhas. No período chuvoso foi observado maior produção de colmos e relação folha. colmo-1. Para o acúmulo de material morto só houve efeito (P < 0,05) entre os períodos, onde pastagens com 160 palmeiras.ha-¹, no período seco tiveram menor acúmulo. No período chuvoso, as taxas de alongamento foliar, aparecimento foliar, e comprimento final da folha tiveram maiores valores no ambiente pastoril com 131 palmeiras.ha-¹, enquanto no período da seca, essas características diferiram (P < 0,05) somente em relação a monocultura. A taxa de alongamento do colmo e o filocrono não foram influenciados (P > 0,05) pelos ambientes pastoris no período chuvoso, no entanto no período da seca, as maiores respostas foram obtidas nos SSP’s. O sistema silvipastoril com 80 palmeiras.ha-¹ favorece as características agronômicas da pastagem. Já as características morfogênicas e estruturais são favorecidas com o aumento da densidade de palmeiras nas pastagens. As características taxa de senescência foliar e duração de vidas das folhas não são afetadas pela densidade de palmeiras nas pastagens e/ou monocultura.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.