Suplementação de ovinos com teores crescentes de proteína bruta: desempenho, comportamento animal e a contaminação e distribuição de larvas de nematódeos em pasto de capim-Xaraés
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p369Palavras-chave:
Capim-Xaraés, Endoparasitos, Larvas, Ovinos.Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho, comportamento animal e a contaminação e distribuição de larvas de nematódeos de ovinos suplementados com níveis crescentes de proteína em pasto de capim-Xaraés. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos (níveis de proteína 15, 25 e 35%). Foram utilizados 15 ovinos mestiços da raça Santa Inês, com aproximadamente cinco meses de idade e peso médio inicial de 14,63 kg. As atividades de comportamento ingestivo (tempo de pastejo e ócio) dos animais foram influenciadas pela suplementação fornecida. O maior nível de suplementação fornecido aos animais reduziu o tempo de pastejo. Os diferentes níveis de suplementações fornecida aos animais influenciou o ganho médio diário e o ganho de peso total final corporal, dos ovinos mantidos em pastos de capim-Xaraés. Observou-se influência das suplementações sobre a presença e número de larvas no pasto. Os animais apresentaram redução do número de larvas com o aumento do teor de PB na dieta. A suplementação com alto teor proteico, juntamente com a ação do vermífugo, aumentou o desempenho dos ovinos e reduziu a carga parasitária e o tempo de pastejo dos animais mantidos em capim-Xaraés, contudo, há a necessidade de uma análise econômica, visto que o alto teor de compostos nitrogenados na dieta pode tornar o sistema inviável.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.