Características agronômicas, morfogênicas e estruturais do capim-Marandu em sistemas silvipastoris formados por palmeiras de babaçu e em monocultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2331Palavras-chave:
Attalea speciosa, Urochloa brizantha, Densidades, Filocrono, Morfogênese, Taxa de aparecimento foliar.Resumo
Objetivou-se avaliar as características agronômicas, morfogênicas e estruturais do capim-Marandu (Urochloa brizantha) em sistemas silvipastoris (SSP’s) compostos por palmeiras de babaçu (Attalea speciosa) e em monocultivo de capim-Marandu na região Pré-Amazônica Maranhense. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com o arranjo em parcelas subdivididas com seis repetições para a avaliação das características agronômicas e 30 repetições para as características morfogênicas e estruturais. As parcelas foram constituídas pelos ambientes pastoris e suas densidades (monocultura, 80, 131, 160 palmeiras.ha-¹) e nas subparcelas os períodos (chuvoso e seco). A produção total de forragem foi influenciada (P < 0,05) pela interação densidades x épocas do ano. Entre as épocas, o período chuvoso foi o que apresentou maior produção total de forragem e entre os ambientes pastoris a densidade de 80 palmeiras.ha-¹ apresentou maior produção. A mesma resposta foi encontrada para a produção de folhas. No período chuvoso foi observado maior produção de colmos e relação folha. colmo-1. Para o acúmulo de material morto só houve efeito (P < 0,05) entre os períodos, onde pastagens com 160 palmeiras.ha-¹, no período seco tiveram menor acúmulo. No período chuvoso, as taxas de alongamento foliar, aparecimento foliar, e comprimento final da folha tiveram maiores valores no ambiente pastoril com 131 palmeiras.ha-¹, enquanto no período da seca, essas características diferiram (P < 0,05) somente em relação a monocultura. A taxa de alongamento do colmo e o filocrono não foram influenciados (P > 0,05) pelos ambientes pastoris no período chuvoso, no entanto no período da seca, as maiores respostas foram obtidas nos SSP’s. O sistema silvipastoril com 80 palmeiras.ha-¹ favorece as características agronômicas da pastagem. Já as características morfogênicas e estruturais são favorecidas com o aumento da densidade de palmeiras nas pastagens. As características taxa de senescência foliar e duração de vidas das folhas não são afetadas pela densidade de palmeiras nas pastagens e/ou monocultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.