Efeitos da salinidade da água e adubação nitrogenada sobre o crescimento e produção da mamoneira ‘BRS Gabriela’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2911Palavras-chave:
Ricinus communis, Água salina, Nitrogênio.Resumo
A mamoneira tem despertado atenção de muitos agricultores por ser mais uma alternativa para o Programa Nacional de Biocombustível e também por sua ampla utilização na indústria ricinoquímica, neste contexto a cultura exigirá grandes áreas de plantio para atender a demanda do mercado de combustíveis. Este estudo teve o objetivo de avaliar, em ambiente protegido, os efeitos da salinidade da água de irrigação e adubação nitrogenada sobre o crescimento e a produção da mamoneira, cultivar BRS Gabriela. O trabalho foi conduzido no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 4, com três repetições e uma planta por parcela. Os tratamentos foram constituídos por cinco níveis de condutividades elétricas da água de irrigação (CEa), 0,7; 1,7; 2,7; 3,7 e 4,7 dS m-1 associados a quatro doses de nitrogênio 60, 80, 100 e 120 mg de N kg-1 de solo. A interação entre salinidade das águas e doses de nitrogênio não exerceu efeitos significativos sobre as variáveis estudadas. O aumento da salinidade da água de irrigação prejudicou o crescimento em altura e o diâmetro de caule da mamoneira em todas as épocas avaliadas e a área foliar a partir dos 90 dias após a semeadura. O incremento das doses de nitrogênio exerceu efeito positivo sobre área foliar aos 60, 90, 120 e 150 dias após a semeadura. A massa total e de cem sementes, rendimento em sementes e número de frutos planta-1 diminuiu com o aumento da salinidade da água de irrigação, sendo a massa total de sementes a variável mais afetada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.