Pós inertes sozinhos ou em combinação com óleo de neem no controle de lagartas de Spodoptera eridania e Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1801Palavras-chave:
Agricultura sustentável, Bentonita, Caulim, Terra de diatomáceas.Resumo
Estudos em laboratório foram realizados para avaliar o potencial dos pós inertes: bentonita, caulim e da terra de diatomáceas (TD), na forma sólida e em suspensão aquosa isoladamente e associados ao óleo de nim no controle das lagartas de segundo instar de Spodoptera eridania e Spodoptera frugiperda. Nas aplicações como pó, observou-se 100% de mortalidade para S. eridania nas concentrações de 1,5 e 2,0 g de bentonita e de 93,3% para S. frugiperda na concentração de 2,0 g. A TD na maior concentração (2,0 g) causou 76,2% de mortalidade em S. eridania e 46,6% de S. frugiperda. O caulim, em todas as concentrações, foi o único tratamento que não diferiu da testemunha para S. eridania, mas foi diferente, na maior concentração para S. frugiperda. Quando as plantas foram tratadas, lagartas de S. eridania alimentadas no tratamento TD, tiveram um aumento de dois dias no período larval. Para a razão sexual, a porcentagem de machos foi maior nos tratamentos com caulim para ambas as espécies. Quando os pós foram aplicados em suspensão em água separadamente ou em combinação com óleo de nem, os melhores resultados foram observados na combinação bentonita (10%) + nem, com 100% de mortalidade para ambas as espécies e caulim (10%) + nem com 78,5% e 95,6% de mortalidade para S. frugiperda e S. eridania, respectivamente. Estes tratamentos foram classificados como não aditivos sinérgicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.