Desempenho produtivo de cordeiros em terminação alimentados com sal forrageiro de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p977Palavras-chave:
Consumo, Favela, Ganho de peso, Minerais, Ovino.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo e o desempenho produtivo de cordeiros mestiços ½ sangue dorper + ½ sangue santa inês, suplementados com diferentes níveis de sal forrageiro de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl). Utilizou-se 30 ovinos machos, alimentados com feno de capim tífton, água e sal forrageiro de faveleira e distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e seis repetições. Os tratamentos se constituíram de dietas com diferentes proporções de inclusão de feno de faveleira na formulação do sal forrageiro: Tratamento 1 (1% de sal mineral + 99% de feno de faveleira); Tratamento 2 (3% de sal mineral + 97% de feno de faveleira); Tratamento 3 (5% de sal mineral + 95% de feno de faveleira); Tratamento 4 (7% de sal mineral + 93% de feno de faveleira) e Tratamento 5 (100 % de sal mineral). A análise de variância não demonstrou efeito (P>0,05) da suplementação sobre a ingestão de matéria seca, consumo de feno de tífton, ingestão de água, ganho de peso diário, conversão e eficiência alimentar. Houve diferença (P<0,05) na ingestão diária de sal forrageiro somente entre o tratamento 4 e o tratamento testemunha, sendo que os animais do tratamento 4 (93% de feno de faveleira / 7% de sal mineral) apresentaram maior ingestão (61 g dia -1). Já em relação à ingestão de sal mineral, a análise de regressão demonstrou um efeito linear positivo à medida que os níveis de sal mineral foram aumentando. Entretanto, o GPMD foi semelhante entre todos os tratamentos, revelando que mesmo em menores quantidades, o feno de faveleira juntamente com o tífton, foram suficientemente capazes de dispor aos animais uma quantidade adequada de nutrientes, para um bom ganho de peso diário. A inclusão de faveleira de até 99% na formulação de sal forrageiro, não prejudica o consumo voluntário de volumoso, de água nem a ingestão de matéria seca, assim como também o ganho de peso diário, conversão e eficiência alimentar. Cordeiros suplementados com sal forrageiro de faveleira apresentam níveis de ganho de peso dentro da faixa ótima para o abate, além de bons níveis de conversão e eficiência alimentar, comprovando o potencial desta dicotiledônea como importante alternativa na suplementação de ovinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.