Morfometria de agregados de um Cambissolo sob manejo conservacionista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1165Palavras-chave:
Análise de imagens, Características morfométricas dos agregados, Qualidade estrutural.Resumo
As características morfológicas dos agregados são importantes indicadores da qualidade estrutural do solo. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar morfometricamente os agregados de um Cambissolo originado de rochas pelíticas (siltito) após 1,5 anos da implantação de um sistema de manejo que adota práticas conservacionistas do solo no cultivo do cafeeiro. Os agregados foram coletados nas profundidades de 0,0-0,05; 0,05-0,20; 0,20-0,40; 0,40-0,80 m, nas posições linha e entrelinha do cafeeiro e também em um ambiente natural Cerrado Nativo tomado como referência para o estudo. As análises dos agregados foram realizadas por meio de imagens 2D obtidas por escaneamento, em 300 dpi de resolução espacial. Cada imagem continha 60 agregados e foram processadas utilizando o software Quantporo. As variáveis morfométricas obtidas foram: área, perímetro, compacidade, rugosidade, aspecto e diâmetro de Ferret. Para validação, foram estudadas as correlações entre as variáveis morfométricas determinadas pela análise de imagem e dos índices de agregação padrão (DMG, DMP e agregados retidos na classe > 2,00 mm) obtidos por tamisamento úmido. Após 1,5 anos de implantação do sistema de manejo foram detectados aumento nas dimensões dos agregados em relação ao ambiente natural, assim como melhor qualidade estrutural do Cambissolo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.