Morfometria de agregados de um Latossolo sob diferentes sistemas de manejos do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p33Palavras-chave:
Análise de imagem, Qualidade estrutural do solo, Sistemas de conservacionistas.Resumo
As alterações dos atributos físicos do solo, principalmente nas camadas superficiais, são inerentes ao uso do solo. Mudanças estruturais podem influenciar diretamente a distribuição, estabilidade e especialmente a morfometria dos agregados, o que afeta o sistema poroso e todo o processo dinâmico da água e ar no solo. Entre as metodologias que permitem mensurar estas alterações a morfometria apresenta-se como uma ferramenta complementar aos métodos tradicionais. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade estrutural de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes manejos do solo, empregando técnicas morfométricas. Os tratamentos deste estudo foram: o sistema plantio direto (PD), pastagem (P) ambos com dez anos de cultivo e área sob vegetação nativa (VN – Cerrado). Foram amostrados agregados nas camadas de 0-0,10 e 0,10-0,20 m retidos no intervalo de 9,52 – 4,76 mm, 4,76 – 1,0mm, 1,0 – 0,5mm de diâmetro, obtidos por meio de um jogo de peneiras padrão. As análises dos agregados foram realizadas por meio de imagens 2D obtidas via scanner e analisadas com o programa QUANTPORO. As variáveis morfométricas avaliadas foram: Área, Perímetro, Aspecto, Rugosidade, Diâmetro de Ferret e Compacidade. Amostras com estrutura deformada foram coletadas nas mesmas profundidades para as seguintes determinações: granulometria, estabilidade de agregados em água, argila dispersa em água, grau de floculação e o conteúdo da matéria orgânica. Os diferentes sistemas de manejo do solo modificaram a morfometria dos agregados do solo, bem como seus atributos físicos, sendo que a magnitude dos efeitos causados pelo manejo aumenta no sentido do PD para a P.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.