Avaliação nutricional de dietas para ovinos com diferentes níveis de inclusão de farinha do endocarpo tipo II do babaçu
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p321Palavras-chave:
Cordeiros, Co-produto, Fibra, Palmae.Resumo
A industrialização do babaçu para produção de óleo comestível gera muitos co-produtos com grande potencial para serem usados na nutrição de ruminantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes inclusões da farinha do endocarpo tipo II do babaçu (FEBII) sobre o consumo e digestibilidade de dietas para ovinos. Vinte ovinos machos, sem raça definida, não castrados, foram distribuídos em um delineamento experimental inteiramente ao acaso com crescentes inclusões da FEBII (0,0, 7,5%; 15,0%; 22,5%). O consumo de matéria seca em função do peso vivo e do peso metabólico foram influenciados negativamente pelas inclusões crescentes do co-produto (g.Peso Vivo-1 e g.kg0.75). O consumo de proteína bruta em g por dia respondeu de forma linear decrescente com a inclusão da FEBII apresentando redução de 49,35 g por dia em comparação a 0% de inclusão e 22,5%. O teor de 7,5% foi o melhor entre as inclusões para o balanço energético e apresentou valor muito próximo no balanço nitrogenado em relação ao grupo controle, chamando atenção especial para esta inclusão, inserindo-a como o melhor ponto de utilização do subproduto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.