Análise do efeito da colheita da planta de milho em diferentes estádios reprodutivos e do processamento dos grãos sobre a qualidade da silagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3257Palavras-chave:
Consumo de matéria seca, Digestibilidade da matéria seca e digestibilidade da fibra em detergente neutro.Resumo
O experimento foi conduzido no Núcleo de Produção Animal (NUPRAN) da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de avaliar o efeito da colheita da planta de milho em diferentes estádios reprodutivos e com diferentes processamentos de grãos sobre a digestibilidade da matéria seca, digestibilidade da fibra em detergente neutro e desempenho animal. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por 4 tratamentos com 4 repetições, onde cada repetição constou de uma baia contendo dois novilhos, totalizando 16 unidades experimentais. Durante a confecção da silagem, foram coletadas amostras homogêneas e representativas das plantas picadas, parte destinada a análise bromatológica antes de sofrer fermentação e outra parte foi inserida em silos “bags”, acomodando estes no perfil de cada silo, sendo considerados como unidades experimentais. O experimento teve duração de 84 dias após abertura dos silos, sendo 14 dias para adaptação dos animais, seguidos de 4 períodos de 21 dias. Assim, silagens colhidas em estádio de grão pastoso apresentaram melhores valores de digestibilidade in vitro da matéria seca e digestibilidade da fibra em detergente neutro. A utilização da silagem de milho colhida em estádio R5 possibilitou maior desempenho animal com consequente melhor transformação da matéria seca consumida em ganho de peso diário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.