Glicerina bruta na dieta de novilhas Nelore em pastejo no período seco
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p467Palavras-chave:
Eficiência alimentar, Ganho de peso, Glicerol, Renda bruta, Suplementação, Taxa de prenhes.Resumo
Objetivou-se avaliar a inclusão de glicerina bruta (GB) na dieta de novilhas Nelore em pastejo de Brachiaria brizantha no período da seca, sobre o consumo e o coeficiente de digestibilidade dos nutrientes, desempenho, índices reprodutivos e viabilidade econômica. Foram utilizadas 60 novilhas da raça Nelore, com peso médio inicial de 285,89 ± 18,74 kg e aproximadamente 19 ± 2 meses de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com cinco dietas contendo 0,0; 4,0; 8,0; 12,0 e 16,0% de inclusão de GB na dieta. O consumo médio diário de matéria seca (MS) apresentou efeito linear decrescente (P<0,05), sendo que para um % de inclusão de GB houve redução de 0,097 kg da ingestão de MS dia-¹. O coeficiente de digestibilidade da MS da dieta, não apresentou efeito significativo (P>0,05), com valor médio de 50,93%. O ganho médio diário (GMD) das novilhas apresentou efeito linear decrescente (P<0,05). Para cada um % de GB incluída na dieta, foi reduzido 0,0065 kg de ganho dia-¹. Os índices reprodutivos (taxa de prenhes e doses de sêmen por prenhes), não foram influenciados (P>0,05) pela inclusão de GB na dieta, com valores médios de 75% e 1,29 doses prenhes-¹, respectivamente. Os indicadores de viabilidade econômica, não foram positivos a curto e em médio prazo. Para suplementações acima de 0,7% do PC em pastos de Brachiaria brizantha com baixa qualidade nutricional, não se recomenda a inclusão de GB, pois a sua inclusão em qualquer nível reduz o ganho de peso em torno de 15%. Mas, a depender do custo deste coproduto, pode-se inclui-lo em até 16% na dieta, mesmo considerando esta redução no desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.