Correlação entre produção e composição do leite e comportamento ingestivo de vacas lactantes alimentadas com dietas contendo silagens de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2155Palavras-chave:
Aditivos, Ensilagem, Etologia.Resumo
Objetivou-se avaliar as correlações entre produção e composição do leite e o comportamento ingestivo de vacas lactantes. As vacas tinham em média 100 dias de lactação e uma produção de 15 kg/leite/dia foram distribuídas em dois quadrados latinos 4 × 4, compostos de quatro períodos, quatro dietas e quatro animais. As dietas foram formuladas para ser isonitrogenadas, com relação volumoso:concentrado de aproximadamente 55:45. Como volumoso, foram avaliadas quatro silagens de cana-de-açúcar: sem aditivo (controle); com 1% de ureia; com 0,5% de ureia + 0,5% de CaO; ou com 1% de CaO. O período experimental teve duração de 60 dias, divididos em quatro períodos de 15 dias. O comportamento ingestivo foi avaliado no 13º dia de cada período experimental, durante 24 horas, a cada cinco minutos. A partir dos dados, foram determinadas 24 variáveis comportamentais, as quais foram correlacionadas aos dados de produção e composição do leite. As variáveis comportamentais tempo de alimentação e ruminação, consumo de MS em gramas/dia, eficiências de ruminação em gramas de MS e fibra em detergente neutro se correlacionaram positivamente (P<0,05) com a produção de leite em Kg/dia e a produção corrigida para 4% de gordura. Porém, houve correlação negativa entre o tempo de alimentação e o percentual de gordura do leite. Apesar dos baixos valores das correlações, pode-se inferir, a partir dos resultados encontrados, que os dados podem ser utilizados no desenvolvimento de modelos de predição de produção e composição de leite a partir das variáveis de comportamento ingestivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.