Efeito da hidrotermica em abacate ‘Hass’ sobre a capacidade antioxidante, compostos fenólicos e coloração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1279Palavras-chave:
Persea Americana Mill, Refrigeração, Pós-colheita.Resumo
Este trabalho teve por objetivo determinar a atividade antioxidante, teor de fenólicos totais e coloração em abacate ‘Hass’ submetido ao tratamento hidrotérmico. Os frutos foram submetidos ao tratamento hidrotérmico a 45oC durante 5, 10, 15 e 20 minutos. Após o tratamento, os frutos foram armazenados em temperatura ambiente (21ºC±1 e 70±5% de umidade relativa) e sob refrigeração (10ºC±1 e 90±5% de umidade relativa). Os frutos foram analisados quanto à capacidade antioxidante pelo método DPPH e compostos fenólicos totais aos 0, 3, 9 e 12 dias. A coloração dos frutos foi avaliada aos 0, 3, 6, 9, 12 e 15 dias. Os frutos controle apresentaram maior capacidade antioxidante e teor de compostos fenólicos totais ao longo do período de armazenamento, quando comparados aos frutos submetidos ao tratamento hidrotérmico. A hidrotermia alterou o comportamento quanto à manutenção da atividade antioxidante em relação aos frutos controle. Apesar de valores superiores de atividade antioxidante para os frutos mantidos a 21ºC±1 e 70±5% de umidade relativa, aqueles refrigerados apresentaram melhor aspecto para comercialização. Os valores de luminosidade, cor a* e b* diminuíram com os dias de armazenamento. Valores superiores de cor foram observados para os frutos controle e mantidos sob refrigeração.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.