Utilização de cera e película de fécula no armazenamento da laranja pêra sob refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p83Palavras-chave:
Citros, Armazenamento, Qualidade, Pós-colheita.Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da cera e da película de fécula na conservação pós-colheita da laranja pera. Os frutos sofreram as operações de limpeza, seleção e desinfecção, constituído por imersão em água a 50°C /2 minutos e imersão em solução de Benomyl 5g / litro de água a 20°C / 20 minutos. A seguir os frutos foram submetidos a 5 tratamentos: 1) testemunha, 2) película de fécula (3%), 3) película de fécula (5%), 4) cera sta-fresh (1:1) e 5) cera sta-fresh (1:2). Os frutos de todos os tratamentos foram armazenados a 10°C em estufa B.O.D. As avaliações foram feitas aos 0, 7, 14, 21, 28 e 35 dias quanto a perda de peso, mudança na coloração da casca, acidez total titulável, sólidos solúveis totais, "Ratio", textura, cizalhamento e vitamina C. Ao final de 5 semanas de armazenamento verificou-se que os frutos dos tratamentos com utilização da cera (1:1 e 1:2) apresentaram as menores perdas de peso, os frutos dos tratamentos com utilização da película de fécula (3% e 5%) apresentaram a coloração da casca mais verde e os menores teores de vitamina C, os frutos do tratamento com utilização da cera (1:2) apresentaram os maiores teores de sólidos solúveis totais e "Ratio", os frutos do tratamento testemunha apresentaram os maiores teores de acidez titulável total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.