Efeito da embalagem e da irradiação gama no controle da contaminação microbiana da manga minimamente processada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n3p197Palavras-chave:
Radiação, Processamento mínimo, Qualidade, Manga.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a contaminação microbiana da manga Tommy Atkins. Os frutos foram lavados em água, descascados, cortados manualmente em cubos de 3 x 3 cm e acondicionados em embalagens tipo PET, copos plásticos transparentes (250ml) e saco plástico(25 mm) a vácuo. A seguir foram irradiados nas doses 0,0; 0,1; 0,2; 0,3; 0,4 e 0,5 kGy), e armazenados a 5o C com 85% de umidade relativa. A cada dois dias foram avaliados a incidência de coliformes, microrganismos mesófilos e psicotróficos. Pelos resultados obtidos pôde-se verificar após 10 dias de armazenamento, que os frutos com as doses de 0,4 e 0,5 kGy, armazenados em embalagem tipo PET e copo plástico, apresentaram menores quantidades de mesófilos e psicotróficos, enquanto os frutos da testemunha apresentaram uma grande quantidade de mesófilos e psicotróficos, sendo considerados impróprios para o consumo após o quarto dia de armazenamento. Pode-se concluir que a irradiação nas doses de 0,4 e 0,5 kGy nas diferentes embalagens foram efetivas no tratamento da manga minimamente processada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.