Métodos para superação da dormência de sementes de Parkinsonia aculeata L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1191Palavras-chave:
Invasão biológica, Germinação, Tratamentos pré-germinativos.Resumo
As sementes de Parkinsonia aculeata L. são dotadas de dormência tegumentar, o que lhes permite um longo período de sobrevivência no banco de sementes do solo, para que a germinação ocorra em condições favoráveis. Objetivou-se avaliar a influência de tratamentos pré-germinativos na superação da dormência de sementes de P. aculeata. As sementes foram submetidas aos seguintes tratamentos: testemunha – sementes intactas (T1); escarificação mecânica com lixa d’água n° 80 na região lateral da semente (T2); escarificação mecânica com lixa d’água n° 80, seguida de embebição em água à temperatura ambiente por 12 e 24 horas (T3 e T4, respectivamente); imersão em ácido sulfúrico por 5, 10, 15 e 20 minutos (T5, T6, T7 e T8, respectivamente) e imersão em água na temperatura de 60, 70, 80 e 90°C por 1 minuto (T9, T10, T11 e T12, respectivamente). As características avaliadas foram: porcentagem de emergência, primeira contagem de emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento e massa seca de plântulas. Para os tratamentos que envolveram a imersão em água na temperatura de 60, 70, 80 e 90°C verificou-se baixos percentuais de emergência. A dormência tegumentar de sementes de P. aculeata é superada com máxima eficiência pela escarificação mecânica com lixa d’ água, sugerindo que em ambiente natural, o movimento de contração e expansão dos solos resulta em uma escarificação mecânica no tegumento das sementes, permitindo, assim, alta taxa de germinação com distribuição ao longo do tempo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.