Arquitetura da informação e as metas de experiência do usuário no contexto da práxis de construção dos elementos gráficos de interface para web.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p179Palabras clave:
Arquitetura da Informação, Experiência do Usuário, Elementos Gráficos, Interface GráficaResumen
O homem contemporâneo habituou-se a desenvolver cada vez mais a tecnologia de equipamentos que se tornaram suas próprias extensões e passaram a ter por consequência, uma necessidade maior na relação entre essas extensões. Neste âmbito que está inserido a importância do estudo de arquitetura da informação e metas de experiência do usuário. Conhecer e saber como transmitir a informação para este usuário é, talvez, o grande ponto de equilíbrio no contexto com a disposição dos elementos gráficos de uma interface. Para tanto foi feito uma revisão sistemática bibliográfica destes temas e suas relações e, por fim, um estudo de caso analisando a geração destes contextos em que a interface gráfica está inserida.Descargas
Citas
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. The Fundamentals of Creative Design. Suíça: AVA Book, 2003.
ANDRADE, Antonio Luis Lordelo. Usabilidade de interfaces Web: avaliação heurística no jornalismo on-line. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
CUNHA, Frederico Carlos. A proteção legal do design. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DOMINGUES, Diana. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002. Farias (1998) – falta ref.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FONSECA, William. O que é pixel? Disponível em: http://www. tecmundo.com.br/imagem/203-o-que-e-pixel-.htm. Acesso em: 12 fev. 2011.
FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico. São Paulo: Rosari, 2006.
GLOBO. Disponível em: http://www.globo.com/. Acesso em: 12 jul. 2012.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Rosari, 2008. GUILLERMO, Alvaro. Design: do virtual ao digital. São Paulo: Rio Books, 2002.
GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Aspectos perceptivos da interação homem-computador. In: WORKSHOP, 1996. Florianópolis. Anais... Florianópolis, 1996.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
LYNCH, Patrick; HORTON, Sarah. Manual de estilo web: principios de diseño básico para la creación de sitios web. 2. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
MEMÓRIA, Felipe. Usabilidade de interfaces e arquitetura da informação: navegação estrutural. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE, DESIGN DE INTERFACES E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR, 2., 2003. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: USIHC, 2003.
MOURA, Mônica. A interatividade no design de hipermídia. In: CONGRESSO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 7.; 2006, Curitiba. Anais... Curitiba, 2006.
NIELSEN, Jakob; TAHIR, Marie. Homepage: 50 websites desconstruídos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
NORMAN, Donald A. A Psicologia dos objetos cotidianos. Madri: Nerea, 1990.
PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem - computador. Porto Alegre: Bookman, 2007.
ROCHA, Claudio. Projeto tipográfico: análise e produção de fontes digitais. São Paulo: Rosari, 2005.
ROSA, José Guimarães Santa; MORAES, Anamaria de. Avaliação de projetos no design de interfaces. Teresópolis: 2AB, 2008.
ROYO, Javier. Design digital. São Paulo: Rosari, 2008.
SALAVERRÍA, Ramón. Aproximación al concepto de multimedia desde los planos comunicativo e instrumental. Estudios Sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, n. 7, 2001. Disponível em: http:// pendientedemigracion.ucm.es/info/perioI/ Period_I/EMP/ Numer_07/7-5-Inve/7-5-13.htm. Acesso em: 12 maio 2013.
SAMARA, Timothy. Design elements: a graphic style manual. Nova York: Rockport Publishers, 2007.
SOUZA, Juliana Alles de Camargo de; GIERING, Maria Eduarda. O infográfico: a multimodalidade e a semiolinguística. Revista Anpoll, Belo Horizonte, v. 2, n. 27, 2009.
TIPOGRAFIA. Disponível em: http://tipografos.net/glossario/fontesdigitais.html. Acesso em: 5 maio 2013.
VERONESE, Michele et al. Qual PE a sua Nossa Senhora? Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br/multimidia/ info_297195.shtml. Acesso em: 5 jun. 2013.
W3SCHOOLS. Learn to create websites. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2010.
WILDBUR, Peter; BURKE, Michael. Infográfica: soluciones innovadoras en el diseño contemporáneo. Barcelona: Gustavo Gili, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.