Reforço e recompensa: a Gamificação tratada sob uma abordagem behaviorista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n2p9

Palavras-chave:

Gamificação, Behaviorismo, Condicionamento Operante,

Resumo

O presente artigo apresenta o conceito de gamificação e explora a contribuição da filosofia da ciência do comportamento expressa no behaviorismo radical para o processo criação de envolvimento com o usuário. Neste sentido, os dados coletados são apresentados em duas sessões. A primeira apresenta os dados bibliográficos que justificam e conceituam o termo gamificação, enquanto a segunda expõe sua relação com o behaviorismo radical de Skinner. 

 

 

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Biografia do Autor

Graciela Sardo Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Design e Expressão Gráfica PELA Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 

Laryssa Tarachucky, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC .

Roger Costa Pellizzoni, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrado em Design como foco em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Richard L. Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marília Matos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referências

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Publicado

2014-12-02

Como Citar

MENEZES, Graciela Sardo; TARACHUCKY, Laryssa; PELLIZZONI, Roger Costa; PERASSI, Richard L.; GONÇALVES, Marília Matos; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Reforço e recompensa: a Gamificação tratada sob uma abordagem behaviorista. Projetica, Londrina, v. 5, n. 2, p. 9–18, 2014. DOI: 10.5433/2236-2207.2014v5n2p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/17746. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

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