Storytelling como metodologia projetual para a construção de uma identidade de marca: o caso do café de Colombia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n2p105Palavras-chave:
Metodologia Projetual, Storytelling, Identidade de Marca, Café de Colômbia.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo acerca do uso do storytelling como proposta de metodologia projetual em design. Para tanto, realiza-se primeiramente uma abordagem a partir de uma revisão bibliográfica que abrange algumas metodologias lineares e não-lineares trabalhadas por autores e consideradas como básicas na área do design. Posteriormente é desenvolvido um estudo de caso da marca Café de Colômbia, que teve como objetivo analisar a utilização dos elementos do método do storytelling aplicado e como a história obteve um resultado gráfico.
Downloads
Referências
BONSIEPE et al. em Metodologia Experimental: Desenho Industrial, publicação resultante dos principais registros. Campina Grande: UFPB, 1984. 2 Curso de Atualização em Projeto de Produto/Desenho Industrial.
CAFÉ de Colombia. Logotipo. 1981. Disponível em: http://www.cafedecolombia.com/ particulares/es/la_tierra_del_cafe/. Acesso em: 10 jun. 2014.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
DESCARTES, René. Discurso do método: regras para a direção do espírito. São Paulo: Martins Claret, 2003. Titulo original em 1637.
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS CAFEICULTORES DA COLÔMBIA - FNC. Quiénes somos. Disponível em: http://www.federaciondecafeteros.org/particulares/es/quienes_somos. Acesso em: 10 jun. 2014.
FOG, Klaus; BUDTZ, Christian; YAKABOYLU, Baris. Storytelling: branding in practice. New York: Springer, 2005.
FRASCARA, J. Diseño gráfico y comunicación. 7. ed. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; OLHATS, Magali; FLORIANO, Juliana. O DNA da marca de moda: o processo. A moda num mundo global. Porto: VidaEconomica, 2010.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Os 4 P’s do design: uma proposta metodológica. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis.
JUAN Valdez Café. Logomarca. 2002. Disponível em: http://www.juanvaldezcafe.com/ es/colombia>. Acesso em: 10 jun. 2014.
KAPFERER, Jean-Noel. As marcas: capital da empresa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. The hero and the outlaw: building extraordinary brands through the power of archetypes. New York, 2006.
MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Ed. Arte & Letra, 2006.
MOREIRA, Julio Carlos de Oliveira. A gestão de marcas como diferencial competitivo: um estudo de caso da marca “Cafés do Brasil”. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
NUÑEZ, Antonio. É melhor contar tudo. São Paulo: Nobel, 2009.
PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.
PRENDERGAST, Mark. Uncommon Grounds: the history of coffee and how it transformed our world. New York: Basic Books, 1999.
PRESTES, Maíra Gomes; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A experiência da marca: proposta de metodologia para a identificação do DNA de organizações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010. Disponivel em: http://blogs.anhembi.br/ congressodesign/anais/artigos/69556.pdf. Acesso em: 2 jun. 2014.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação & Semiótica. São Paulo: Hacker, 2004.
SCHROEDER, Manoel Alexandre. Análise da percepção de uma metodologia não linear em Design Gráfico. 2009. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SIGNORELLI, Jim. Storybranding: creating standout brands through the power of story. Austin: Green Leaf, 2012.
SIMMONS, Annette. Whoever tells the best story wins: how to use your own stories to communicate with power and impact. New York: AMACON, 2007.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marca. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.