Estudos semióticos: análise perceptiva e a terceiridade peirceana na obra “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p249

Palavras-chave:

Leitura de Imagem, Pieter Bruegel, Semiótica

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura semiótica da obra “Jogos Infantis” (1560) do artista Pieter Bruegel (1525-1569). A teoria de análise adotada corresponde à Semiótica Americana. A revisão de literatura sobre leitura de imagem, com base nos estudos da teoria Gestalt e nos Fundamentos da Linguagem e do Alfabetismo Visual, demonstram os aspectos estético-expressivos da imagem em estudo. Busca-se analisar a imagem da obra como processo de significação ou semiose.

 

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Biografia do Autor

Marinilse Netto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antônio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela  Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2013-11-06

Como Citar

Netto, M., Perassi, R., & Fialho, F. A. P. (2013). Estudos semióticos: análise perceptiva e a terceiridade peirceana na obra “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel. Projetica, 4(1), 249–266. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p249

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