Epistemologia da Imagem: o concreto, o abstrato e a metáfora das imagens de uma organização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p183

Palavras-chave:

Imagem, Epistemologia, Metáforas da organização

Resumo

O presente trabalho visa, a partir da reunião de conceitos e definições sobre imagem, discernir sobre a, intitulada por Joly (1996, p.9), "civilização da imagem". Essas imagens que nos "propõem mundos ilusórios e perceptíveis" que nos fazem deslocar sem sair do lugar. Imaginações, representações que para cada um são diferentes abstrações e que se concretizam de formas distintas. Entre a abstração e a concretização exemplificam-se ideias que, por muitas vezes, ficam em uma tênue fronteira entre os dois conceitos. Ora a abstração concretiza-se, ora o concreto se "desmancha no ar"1. Ao final, o artigo trata das imagens da organização em que a metáfora assume um papel na criação do conhecimento. A imagem e a metáfora são vistos como ferramentas de aprendizagem, ou como partes instrumentais do processo de busca do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento | UFSC.

Vanessa Tavares de Oliveira Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Paula Regina Zarelli Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Francisco Antônio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Luiz de Souza Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica (PU-SP). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos Augusto M. Remor, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Referências

AVENS, R. Imaginação é Realidade, Petrópolis: Ed.Vozes, 1993.

CAMPOS, P. M. & E., SOUZA, R. C. F. Imagem mental e representação social: estudo de caso. 1.o CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E PSICOLOGIA, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: FAU/UFRJ, ago 2000. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/rcesar/Imagem%20mental.pdf. Acesso em: 20 ago 2010.

GUIMARÃES, C. O novo regime do visível e as imagens digitais. Estação imagem: desafios. VAZ, P. B. & NOVA, V. C. (Orgs.), Belo Horizonte: Ed. UFNG, 2002.

HILLMAN, J. Further Notes on Images, Spring Journal, 1978.

JOLY, M. Introdução a Análise da Imagem. Coleção: Arte & Comunicação. São Paulo: Edições 70, 1996.

KORFMANN, M. Do concreto e abstrato: August Strindberg e a fotografia experimental, http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n6_n7/textos/concreto_abstrato.pdf. Acesso em: 21 ago 2010.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

OLIVEIRA, S. R. Imagem também se lê, Rio de Janeiro: 2AB, 2005.

PERASSI, R. A estética na gestão organizacional: conhecimento e comunicação. In: JORNADA CIENTIFÍCA DO CENTRO-OESTE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO, 2., 2002, Campo Grande. Anais ... Campo Grande : UFMS, 2002.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

Cavalcante, A. L. B. L., Barros, V. T. de O., Rocha, P. R. Z., Fialho, F. A. P., Perassi, R. L. de . S., & Remor, C. A. M. (2012). Epistemologia da Imagem: o concreto, o abstrato e a metáfora das imagens de uma organização. Projetica, 3(1), 183–192. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p183

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>